O calendário e o formato dos fins de semana de corrida para a temporada inaugural da F1 Academy em 2023 foram anunciados. A categoria de pilotos exclusivamente femininos da Fórmula 1 – que terá o objetivo de ajudar a preparar jovens pilotos mulheres para progredir no automobilismo – está programada para iniciar uma programação de sete sessões em Spielberg, na Áustria, no fim de semana dos dias 28 e 29 de abril.
A partir disso, a categoria passará por locais já conhecidos pelo público da F1 como Valência, Zandvoort e Monza, antes do fim da temporada ocorrer no projeto de suporte da FIA no Grande Prêmio dos Estados Unidos, programado para os dias 20, 21 e 22 de outubro.
Fins de semana de corrida da F1 Academy foram divulgados nesta semana. (Foto/Reprodução/F1)
Os 15 pilotos que competirão na categoria participarão de uma sessão de teste oficial no Circuito de Barcelona, na Catalunha, nos dias 11 e 12 de abril. Além disso, serão mais 13 dias de testes adicionais durante toda a temporada e vários nomes que estarão nas pistas já foram anunciados, com os ex-pilotos da Série W Abbi Pulling e Nerea Marti entre eles.
Haverá três corridas em cada fim de semana, que começa com duas sessões de treino livre de 40 minutos, seguidas por duas sessões de qualificação, cada uma com 15 minutos de duração.
As corridas 1 e 3 durarão 30 minutos, enquanto a corrida 2 terá 20 minutos de duração. O Q1 decidirá o grid de largada para a Corrida 1, enquanto o Q2 define a ordem para a Corrida 3. Para a Corrida 2, os oito primeiros resultados no Q1 começarão em ordem inversa, enquanto os que terminarem em 9° ou abaixo começarão na posição em que se qualificaram.
Quanto à atribuição de pontos, o sistema será em parte semelhante ao da Fórmula 1. Um ponto também será atribuído em cada corrida ao piloto que atingir o tempo de volta mais rápido se ela terminar dentro do top 10 da classificação final da corrida.
A seguir, confira a tabela de pontuação da F1 Academy 2023:
Tabela de pontuação da F1 Academy 2023. (Foto/Reprodução/F1)
Bruno Michel, gerente geral da F1 Academy, comentou a respeito da nova categoria, dizendo estar muito satisfeito em revelar o calendário da temporada inaugural da Academy. Além disso, afirmou que o objetivo de todos é poder correr em tantas pistas de Fórmula 1 quanto possível, com circuitos que poderão ser um grande desafio para os pilotos.
Foto destaque: F1 divulga calendário da temporada 2023 da Academy. Reprodução/F1