Paris apresenta sua nova exposição de Frida Kahlo com a moda. Sediada no Palácio Galliera, foram expostos os itens que estão guardados a mais de 50 anos e que mostram a influência da mexicana com a moda contemporânea.
A exposição Frida Kahlo proporciona uma verdadeira experiência para os visitantes, onde eles podem adentrar na intimidade da artista e ver como ela construiu sua identidade através da forma de se apresentar e representar.
exposição Frida Kahlo (Foto: Reprodução/Divulgação)
A mostra está sendo realizada em colaboração com o Museu Frida Kahlo e reúne os objetos da residência onde a artista nasceu e cresceu: a Casa Azul. Além destes, foram expostos também roupas, correspondências, acessórios, cosméticos, medicamentos e próteses médicas.
Os huipiles, que são os trajes tradicionais indígenas que se tornaram a assinatura pessoal de Frida, e alguns espartilhos decorados pela artista, estão entre os itens do acervo da exposição.
exposição Frida Kahlo (Foto: Reprodução/Divulgação)
Fazendo uma viagem biográfica no tempo, a mostra destaca desde a passagem da pintora por Paris, no ano de 1939, as suas relações cultivadas com os artistas surrealistas, até as influências nas criações de estilistas como: Alexandre McQueen, Jean Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, Riccardo Tisci e Maria Grazia Chiuri.
A curadora da exposição, Circe Henestrosa, explicou que: “A imagem de Frida Kahlo perdura porque ela conseguiu quebrar muitos tabus por meio do seu corpo. Era uma pessoa que lidava com questões de deficiência, felicidade, convicções políticas e identidade de gênero”.
exposição Frida Kahlo (Foto: Reprodução/Divulgação)
O espaço em que está a exposição foi todo projetado para propiciar uma experiência imersiva no universo de Frida. Filmes e fotografias da mexicana são exibidos para mostrar um relato visual de sua vida fora dos padrões, da herança cultural expressa na sua maneira de vestir como uma mulher com deficiência.
A exposição Frida Kahlo é exibida esporadicamente em grandes capitais pelo mundo. Em Paris, estará em cartaz até o dia 5 de março de 2023.
Foto destaque: Frida Kahlo. Reprodução/ Divulgação