Money

Exportação de carne do Brasil dispara em janeiro após retomada da China

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), 140, 5 mil toneladas de carne bovina foram exportadas do Brasil para a China em Janeiro (um crescimento de 31%, comparado ao mesmo período no ano passado).

02 Fev 2022 - 10h50 | Atualizado em 02 Fev 2022 - 10h50
Exportação de carne do Brasil dispara em janeiro após retomada da China Lorena Bueri

No dia primeiro de fevereiro foram divulgados dados do governo federal confirmando que as exportações de carne bovina do Brasil avançaram 31% no mês de Janeiro comparado ao mesmo período no ano passado. Isso mostra que o país está conseguindo elevar os embarques para a China, o principal comprador, após um impedimento de mais de 90 dias. 

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgou que foram exportadas 140,5 toneladas de carne em janeiro. 

Segundo dados do Ministério da Agricultura, no mês de dezembro o volume de exportação da proteína bovina brasileira atingiu 150,9 mil toneladas. Desta totalidade, apenas 6,79 mil toneladas foram destinadas ao mercado chinês frente aos 88,635 mil no ano anterior. 

A razão por trás da suspensão temporária de importações da China é devido a dois casos da doença conhecida por “vaca louca”. A volta aos trabalhos teve início após a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) confirmar que os casos não traziam problemas ao rebanho, por serem de geração espontânea e não por contaminação.  

O diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres, disse que: “A China ficou sem importar do Brasil desde o dia 4 de setembro. Em dezembro, disse que ia voltar a importar e não comprou quase nada, então, o responsável por esse movimento de janeiro foi a efetiva retomada da China”.


A exportação de carne bovina do Brasil avançou 31% no mês passado. (Foto: Reprodução/ CNN Brasil)


Torres também afirmou que os chineses aceleraram parte dos negócios para conseguirem compor os estoques por causa do feriado do Ano Novo Lunar.

O especialista acrescenta que o esperado é que a China volte a comprar, realmente, após o dia 8 de fevereiro mas, também, com a possibilidade de lentidão devido alguns indivíduos retornarem um pouco mais tarde.

Mesmo com tal realidade, Alcides Torres ressalta que os preços do “boi China”, seguindo os padrões daquele mercado, seguem firmes em tendência de 10 a 15 reais acima do valor de costume.

Segundo a Secex, outro destaque nas exportações brasileiras foi a soja, ultrapassando as 49,5 mil toneladas em janeiro de 2021 para 2,47 milhões no mês desse ano, por causa da maior disponibilidade de grãos para o embarque da safra 2021/22 e aos maiores estoques de passagem.

 

Foto Destaque: Exportação de carne bovina do Brasil para a China salta em janeiro de 2022. Reprodução/ Revista Globo Rural.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo