Notícias

Exército russo se retira de Chernobyl

Segundo a agência estatal ucraniana, os russos se retiraram do território da usina nuclear de Chernobyl, porém levaram consigo equipamentos e objetos preciosos.

01 Abr 2022 - 14h14 | Atualizado em 01 Abr 2022 - 14h14
Exército russo se retira de Chernobyl Lorena Bueri

Nesta última quinta-feira (31), os russos deixaram a região onde se localizava a antiga usina nuclear de Chernobyl, que se encontra a cerca de 100 quilometrôs de Kiev. As tropas russas haviam tomado o controle da área desde do ínicio da invação à Ucrânia. 

A informação partiu da agência estatal ucraniana: "Não há mais pessoas de fora da central nuclear de Chernobyl nesse território", também foi comunicado que as tropas russas efetuaram um saqueamento a área, "Saquearam as instalações, roubaram equipamentos e objetos preciosos", comunicou a agência. Também foi informado que especialistas ucranianos irão inspecionar a área em buscar de possíveis objetos explosivos deixados pelos russos.


Usina nuclear de Chernobyl, na cidade Pripyat - Ucrânia (Reprodução/Gleb Garanich/Reuters)


As Forças Armadas dos Estados Unidos um dia, quarta-feira (30), antes já havia feito o anúncio que as tropas russas haviam começado a deixar a usina de Chernobyl. 

Chernobyl fica próximo a Belarus, que atualmente está servindo de base para o exército russo. Segundo um funcionário de Defesa dos EUA, os russos sairam para reposicionar as suas tropas. 

"Chernobyl é uma zona onde estão começando a reposionar algumas de suas tropas, saindo, afastando-se das instalações de Chernobyl, e entrando em Belarus [...] Acreditamos que estão partindo, mas não posso dizer-lhes que todos tenham ido embora", concluiu o funcionário.

Após o anuncio ucraniano que as tropas russas se retiraram de Chernobyl, a Agência Nuclear da ONU comunicou que está preparando uma missão de apoio a Chernobyl.

"A AIEA (Agência Internaciomal de Energia Atômica) está em estreita consulta comas autoridades ucranianas sobre a primeira missão de assistência e apoio da agência para Chernobyl nos próximos dias", comunicou a agência.

A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura mais de 30 dias, tendo seu início foi no dia 24 de feveiro. 

Foto destaque: Usina nuclear de Chernobyl. Reprodução/Gleb Garanich/Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo