Bem Estar

Exercise Snacks: Dividir o exercício físico em pequenas partes no dia pode ser ótimo para saúde

Com o "exercise snacks" é possível estimular o metabolismo mais vezes ao dia, exercitando menos. O método é ideal para aqueles que não possuem muito tempo livre, além de ser ótimo para a saúde.

3 min de leitura
10 Jan 2022 - 14h02 | Atualizado em 10 Jan 2022 - 14h02

Com uma rotina atarefada e o isolamento que a pandemia trouxe nos dias atuais, é comum que muitas pessoas não tenham tempo para se exercitar ou ir a academia. Pensando nisso, surge o conceito de “exercise snacks”, que, de acordo com pesquisas recentes, pode ser uma possível solução para enfrentar o sedentarismo e estimular mais pessoas a se exercitarem, além de ser tão bom para a saúde quanto as formas convencionais de exercício físico.

O termo “exercise snacks” em inglês faz uma referência aos lanches rápidos que fazemos ao longo do dia. A atividade consiste em dividir sua cota de exercício em pequenas partes diárias, ou seja, incluir na rotina algum exercício de 5 a 10 minutos, que aumente sua frequência cardíaca, por três vezes ao dia.

Segundo Marie Murphy, professora de exercício e saúde da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, o “tempo é a principal desculpa que as pessoas dão para não se exercitar". Assim, ela começou a pesquisar o conceito de “exercise snacks”, que surgiu há cerca de seis anos, e percebeu diversos benefícios na atividade:


O simples ato de trocar o elevador por escadas pode fazer a diferença. (Foto: Divulgação/Getty Images via the New York Times)


Você ainda está aumentando a frequência cardíaca, está estimulando a circulação, está ativando várias enzimas que ajudam no metabolismo e a controlar o açúcar no sangue. A única diferença [das atividades físicas convencionais] é que você está fazendo isso três vezes ao dia em sessões curtas", pontuou.

Ainda segundo a professora, o ideal é iniciar subindo alguns lances de escada, dar uma volta de bicicleta ou até mesmo uma caminhada acelerada na hora do almoço. Apesar de simples, essas atividades podem ser mais eficazes que um treino longo.

Por que isso acontece?

Murphy explica que, ao dividir o exercício em pequenas sessões durante o dia, o número de vezes que o metabolismo está sendo estimulado aumenta.

"Porque, quando paramos de nos exercitar, nosso metabolismo continua um pouco mais rápido por um tempo, enquanto nos recuperamos. Então, se fizermos isso três vezes ao dia, digamos, 10 minutos [de exercício] cada vez, isso provavelmente resultará em mais gasto de energia do que fazer uma única sessão de 30 minutos", informou.

“Se mover é melhor do que ficar sentado”

Pelo menos, é isso que Murphy afirma. Para ela, cada minuto de exercício já é algo positivo:

"Costumávamos dizer às pessoas para tentarem fazer isso em sessões de 10 minutos. Mas, olhando as evidências mais recentes, parece que praticamente qualquer duração de exercício conta.

O ponto principal do “exercise snacks” é a praticidade e as diversas opções possíveis. Cada pessoa pode escolher a melhor atividade para o estilo de vida e rotina que ela leva:

"O que eu aconselharia as pessoas a fazerem é tentar encontrar algo que consigam encaixar em um estilo de vida agitado. E algo que não exija muito equipamento extra ou tempo para se trocar. Acho que subir escadas é definitivamente o campeão”. sugere Murphy.

 

Foto Destaque: Mulher se exercitando em casa Créditos: Divulgação/Getty Images via the Latch

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo