Saúde

Exercícios físicos e seus benefícios para a saúde cerebral

Os exercícios físicos contribuem não só para a saúde do corpo, na realidade é um fator importante para manter em ordem e mais saudável as nossas disposições cerebrais.

24 Mar 2022 - 19h47 | Atualizado em 24 Mar 2022 - 19h47
Exercícios físicos e seus benefícios para a saúde cerebral Lorena Bueri

As doenças cerebrais, como por exemplo: O Alzheimer e outros tipos de demências, preocupam cada vez mais os médicos. Espera-se um aumento desses casos, visto a crescente expectativa de vida da população mundial. Por isso, analisa-se cada vez mais os benefícios dos exercícios físicos para o cérebro e não somente para o corpo.  

Dessa forma, os especialistas atentam-se para as formas mais eficientes de evitar o envelhecimento do cérebro. É cabível a assertiva de que isso seja inevitável, porém, o ponto principal é tornar tal ação o mais natural possível, dentro das nossas próprias realidades. Manter uma boa alimentação é fundamental, mas o neurologista Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, conclui que manter hábitos de se exercitar durante a vida pode contribuir muitíssimo para a saúde do cérebro.

 

 

O importante é se exercitar (Foto: Reprodução/Greg Mionske/Instagram)

 

Além de melhorar o fluxo sanguíneo, manter uma vida ativa, protege as partes responsáveis pela memória, regula os neurotransmissores que atuam na estabilidade do humor, prevenindo doenças psiquiátricas. Assim, os exercícios físicos contribuem até mesmo para a construção de novas células cerebrais, atuando como primordial combatente das crescentes doenças neurológicas.

Aliado a isso, nosso corpo é um organismo, ou seja, na realidade funciona em conjunto e cada parte auxilia uma à outra. O sistema cardiovascular por exemplo é essencial para a saúde cerebral, e o fortalecimento dele através do condicionamento físico também contribui para uma melhor qualidade de vida.

Portanto, o sedentarismo é um grande vilão para a saúde no século XXI, e por isso é imprescindível para uma vida longa e próspera criar uma rotina de exercícios físicos. Então não pensemos somente na prerrogativa de “é preciso ser atleta para se exercitar”, afinal não é sobre quebrar limites de corrida, percorrer maratonas ou construir músculos como os fisioculturistas, e sim sobre melhorar o hábito, desenvolver uma rotina adequada e prevenir inúmeros problemas futuros, cerebrais ou não. É preciso principalmente se adequar a sua própria realidade.

Foto Destaque: Corrida no inverno. Reprodução/Greg Mionske/Instagram

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo