Saúde

Exercícios físicos: auxílio e tratamento contra o câncer

Capazes de aumentar os níveis antioxidantes do corpo humano e melhorar a função imunológica, os exercícios físicos vão além de fazer movimentos, ajudando na luta contra o câncer.

03 Abr 2022 - 08h37 | Atualizado em 03 Abr 2022 - 08h37
Exercícios físicos: auxílio e tratamento contra o câncer  Lorena Bueri

As atividades físicas são práticas muito importantes para o corpo humano. Não apenas para corpo, mas também para a mente, os exercícios físicos vão muito além de apenas movimentar o corpo, sendo capazes de ajudar problemas mais sérios, como graves doenças.

Uma doença muito perigosa é o câncer, por ser irreversível em muitos casos, no entanto, as atividades físicas se mostram muito eficazes para pacientes diagnosticados, em tratamento e com suspeita da doença, podendo preveni-la. Além disso, diversos estudos comprovam que exercícios físicos diminuem a chance de desenvolver vários tipos de tumores, como os de intestino,  mama, e próstata, por exemplo.


Mulher praticando atividade física no conforto de casa. (Foto: Reprodução/Getty Images)


As práticas físicas possuem função antioxidante, capazes de aumentar a imunidade, melhorar a sensibilidade à insulina e agir como anti-inflamatório, além de ajudar na oxigenação, muito importante para pacientes com este quadro clínico, que precisam ao máximo do bom funcionamento do corpo para que o tumor não consiga dominar outras regiões.

Praticar exercícios é indicado para todas as idades e pessoas, sendo um ato saudável, trazendo benefícios para todo o corpo humano de forma geral. Contudo, ser avaliado por um profissional antes de iniciar qualquer prática é indispensável para que cada um saiba suas próprias limitações e os melhores exercícios diante da situação  que está vivendo.


Homem praticando atividade física ao ar livre. (Foto: Reprodução/Getty Images)


Esta exigência é ainda maior para pacientes oncológicos, já que o tumor pode atingir diversos órgãos, dificultando alguns movimentos que podem lhe prejudicar ainda mais, caso insistam, como a musculação, por exemplo, pois tratamentos contra esta doença podem fazer com que o paciente perca massa muscular, lhe tornando mais sensível a movimentos mais bruscos.

Contudo, se manter ativo é o mais importante e essencial, pois ajuda principalmente em outras diversas doenças e assim impossibilita qualquer agravamento, além de garantir resultados e qualidade de vida. Uma boa caminhada de ao menos 30 minutos, andar de bicicleta ou fazer exercícios aeróbicos, são uma boa iniciativa para começar a se cuidar o quanto antes.

 

Foto Destaque: Pessoa praticando exercícios físicos ao ar livre. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo