Notícias

Europa utiliza de energia solar para suprir a falta de gás natural

A Rússia está reduzindo a quantidade de gás natural que é enviada para a Europa, por isso, grande parte da população europeia está investindo em painéis solares para conseguir passar o inverno com energia.

24 Ago 2022 - 21h08 | Atualizado em 24 Ago 2022 - 21h08
Europa utiliza de energia solar para suprir a falta de gás natural Lorena Bueri

A Rússia, desde o início da guerra com a Ucrânia, está liberando cada vez menos gás natural para os países europeus, causando uma crise de gás por toda a Europa. Com a falta do gás, o preço da energia está atingindo números recorde, e as nações européias estão tendo que buscar novas soluções para resolver o problema de aquecimento nas casas antes do inverno chegar. Muitos governos permitiram a volta do funcionamento de usinas de combustíveis fósseis que estavam fechadas anteriormente, mas a população está optando por usar energia sustentável, principalmente a energia solar.

De acordo com a Associação Solar Alemã, a instalação de painéis solares no país aumentou 22% em relação ao mesmo período no ano passado. Porém, apesar de grande parte da população aderir a este sistema de energia renovável, ele não é o suficiente para suprir todas as necessidades do país, por isso, o governo alemão está investindo em propagandas que incentivam a economia de energia. Em alguns municípios, as autoridades locais já retiraram necessidades básicas como aquecimento, chuveiros e iluminação.


Rede de gasodutos na Europa (Foto:Reprodução/PetroNotícias)


Davide Wedepohl, diretor administrativo da Associação Solar Alemã, disse em entrevista com a CNN Business, que a guerra entre Rússia e Ucrânia só aumentou a demanda de racionamento de energia entre casas e empresas.

Jim Gordon, CEO da Smartflower, empresa fornecedora de dispositivos de energia solar, disse à CNN Business que as vendas aumentaram devido aos conflitos geopolíticos recentes.  “Nosso negócio está crescendo porque há uma tempestade perfeita de elementos convergindo que estão realmente elevando a energia solar”, disse ele. Ainda na entrevista, Gordon ressaltou a preocupação das pessoas com a segurança energética, e disse que um ditador pode desligar energia e gás, mas que não pode desligar o Sol.

O aumento na procura de painéis solares está trazendo de volta discussões a respeito da sustentabilidade. Enquanto as casas estão investindo no método mais sustentável de energia, os governos europeus estão reabrindo usinas de energia para garantir que todas as casas tenham acesso a energia e aquecimento quando o inverno chegar. O chanceler alemão Olaf Scholz disse que é só uma questão de tempo a reabertura de tais usinas, “É amargo que agora tenhamos que usar temporariamente algumas usinas de energia que já fechamos por causa do ataque brutal da Rússia à Ucrânia. Mas é só por um tempo”.

 

Foto destaque: Reprodução/Solare Energias Renováveis

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo