Empreendedorismo

Eurico: conheça a marca brasileira que vende sapatos gigantes

Criada em 1938, por imigrantes alemães que fugiram das guerras, hoje ela é gerenciada pela terceira geração da família. A marca é referência no país no quesito sapatos de qualidade.

23 Dez 2022 - 15h00 | Atualizado em 23 Dez 2022 - 15h00
Eurico: conheça a marca brasileira que vende sapatos gigantes Lorena Bueri

Quem nunca entrou em uma loja e ficou decepcionado por não encontrar a sua numeração daquele sapato que você tanto queria? Essa realidade é ainda mais frequente em pessoas que não calçam a numeração dita tradicional.

Segundo o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro e Calçados, os pés dos brasileiros estão entre 34 a 40, mas para a Eurico, marca que já existe há mais de 80 anos no país e que já chegou a vender sapatos de tamanho 54, esse não é o “padrão.

A ideia surgiu quase que por acaso, de acordo com Nidia Rosenthal, neta dos fundadores da loja, seus avós eram judeus e vieram para o Brasil em 1936, fugindo da guerra. Chegando aqui, abriram um negócio de venda de sapatos ara operários em Moema. Ela afirma que sua avó foi quem comprou um lote de sapatos do tamanho 44 e com isso eles colocaram um anúncio no jornal da comunidade alemã à época.

Com oito décadas de existência, a loja passou por diversas diversificações de público, desde os europeus que viviam no bairro naquela época a clientes trans e drags hoje em dia.

A variedade dos produtos também cresceu com o tempo. Segundo Nidia, o trabalho da loja é ofertar a maior variedade de calçados possível para o seu público. A marca possuía hoje quase 1000 modelos de sapatos femininos e cerca de 400 masculinos.


A variedade e a qualidade dos produtos são marcas registradas da Eurico (FotoEurico/Divulgação)


É possível encontrar na loja desde sapatos de marcas conhecidas como Converse All Star e Nike, até produtos de fabricação própria para atender clientes com demandas específicas.

Com toda essa diversidade, fica a dúvida: sapatos maiores são mais caros? E a resposta é nem sempre. Segundo Nidia, as exigências para a qualidade na estrutura dos sapatos são maiores, mas o preço é somente cerca de 5% acima das lojas de shopping.

Foto destaque: A variedade e a qualidade dos produtos são marcas registradas da Eurico (FotoEurico/Divulgação)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo