Tech

Estudos do Google mostram dificuldades da inteligência artificial no Brasil

A Iniciativa do Google for Startups, A Box 1824 e a Associação Brasileira de Startups se propõem a identificar o contexto do desenvolvimento da tecnologia. Maior parte do problema é a falta de mão de obra qualificada.

20 Out 2022 - 19h35 | Atualizado em 20 Out 2022 - 19h35
Estudos do Google mostram dificuldades da inteligência artificial no Brasil Lorena Bueri

Em parceira com a Box1824 e a Associação Brasileira de Startups, o Google for Startups realizou estudos para mapear o impacto e os principais desafios do desenvolvimento da inteligência artificial no Brasil. O estudo “O impacto e o futuro da inteligência artificial no Brasil” traz um mapeamento dos principais problemas enfrentados pelo setor no país.

Foram mais de 10 entrevistas e 700 empresas participantes que trabalham e desenvolvem I.A. O estudo mostra uma análise da perspectiva dessas startups, e coloca em pauta as dores e as soluções para o desenvolvimento dessa tecnologia no país.

“Quando falamos de Inteligência Artificial, estamos tratando de um setor que deve gerar US$ 13 trilhões de dólares no mundo até 2030. Para se ter uma ideia do mercado nacional, cerca de US$ 2,4 bilhões investidos em tecnologia na América Latina foram direcionados para o Brasil em 2020. O país é um campo aberto para o fomento de uma I.A. única no mundo e as dimensões continentais possibilitam explorar um mercado grande e com um ecossistema ainda em desenvolvimento.” Afirma André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina.


Google for Startups. Reprodução: Paulo Liebert


De acordo com o relatório, o principal problema é a falta de mão de obra qualificada. Dados revelam que 57% das empresas que participaram da pesquisa acreditam que o déficit de funcionários especializados é o que mais prejudica o desenvolvimento da inteligência artificial.

Também foi apontado outro problema, a desigualdade regional, Os dados revelam que parte das empresas brasileiras se concentram no Sudeste e Sul do país. Já a região Norte, apenas duas startups foram mapeadas, mas ambas estão localizadas no Pará. Só em São Paulo, existem aproximadamente 2.700 startups voltadas para a área tecnológica. Segundo as pesquisas, o PIB da cidade é maior que a soma dos PIBs do Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Segundo o Correio Braziliense, os estudos ainda apontam a falta de inclusão dentro das empresas de I.A. Os números revelam que apenas 5,5% das vagas são ocupadas por mulheres, 5,4% são ocupadas por pessoas negras, 5,1% por pessoas LGBTQIAPN+ e 4,8% por pessoas com deficiência. Os dados também mostram que de 49 startups, 40 foram fundadas por homens, sendo que 36 deles são brancos.

Foto Destaque: Sede Google. Reprodução: Sundry Photography/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo