Saúde

Estudos afirmam que uso da maconha pode potencializar problemas cardíacos

Pesquisas afirmam que uso da maconha está ligado a aumento do risco de problemas cardíacos. Sempre em debate, uso da planta que pode ser usada para fins medicinais agora tem mais pontos para ser questionada.

25 Fev 2023 - 19h30 | Atualizado em 25 Fev 2023 - 19h30
Estudos afirmam que uso da maconha pode potencializar problemas cardíacos Lorena Bueri

O uso da maconha sempre causou polêmica pela linha tênue entre ser algo que pode ser usado para fins medicinais e ser usado como mero instrumento de consumo (por vezes exacerbado por conta dos usuários). Todavia de acordo com um estudo divulhado hoje, o uso da planta pode estar ligada ao maior risco de doença cardíaca em comparação a pessoas que nunca usaram a erva (e o consumo em alguns países começa a ser descriminalizado ou visto com outros olhos por parre da sociedade).

De acordo com um estudo da American College of Cardiology, usuários de maconha tem por volta de 34% mais chances de desenvolver a doença ligada as artérias. Isso se dá pelo fato da interação do tetrahidrocanabidiol (THC) e os vasos sanguíneos podem promover um grave problema: o acúmulo e inflamação de placas, de acordo com os pesquisadores.



Uso da planta ganha mais um contra no que diz respeito ao seu uso. (Foto: Repdorução/Medicina SA)


Ainda de acordo com a pesquisa que analisou dados de 175 mil pessoas, a descoberta é importante para alertar que, diferente do que grande parte das pessoas pensam, o uso de maconha pode sim causar alguns efeitos colaterais no corpo humano. A pesquisa serve de sinal para que os usuários da planta se consultem com um cardiologista para exames de rotina e precaver eventuais problemas futuros. Há de salientar que a pesquisa em si não diferenciou quem "fuma" a erva de quem a consome na forma comestível (lembrando que em alguns países bolos de maconha ou mesmo mascar a planta são coisas enraizadas nas sociedades, de forma que é algo quase cultural").

No Brasil já existe o debate para legalização da maconha para fins medicinais, uma vez que a erva pode auxiliar em processos inflamatórios ou até mesmo como relaxante muscular. Por outro lado o perigo da proliferação e aumento da comercialização (aliada ao vício que torna as pessoas dependentes da maconha) são alguns fatores que fazem parte da população ser contra tal medida, o que acaba gerando um impasse natural nas decisões quanto ao tema em solo nacional.

 

Foto Destaque: Uso da maconha pode estar entrelaçado a problemas cardíacos. (Foto: Reprodução/Gazeta do Povo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo