Tech

Estudo testa a qualidade do ChatGPT em reconhecer girías brasileiras

Estudo mostra que ChatGPT tem dificuldades em reconhecer gírias brasileiras populares, apontando significados alternativos para 19% das expressões testadas.

02 Mai 2023 - 09h00 | Atualizado em 02 Mai 2023 - 09h00
Estudo testa a qualidade do ChatGPT em reconhecer girías brasileiras  Lorena Bueri

Um estudo conduzido pela Preply, uma plataforma de e-learning, teve como objetivo verificar a habilidade do ChatGPT em reconhecer as principais gírias e expressões populares utilizadas no Brasil.


OpenAI é a criadora do ChatGPT. (Reprodução/Pexels)


Ao ser exposto a um conjunto de 100 regionalismos típicos de todas as regiões do Brasil, a ferramenta atribuiu um significado alternativo - não necessariamente incorreto, mas diferente do seu sentido mais comum - a 19% das expressões testadas.

Entre os termos mal "explicados" estão "queixar", que no vocabulário popular baiano significa flertar ou convidar alguém para sair, e não expressar aborrecimento como inicialmente interpretado pela tecnologia.

Algo semelhante aconteceu com o termo "peidado", comumente usado em Alagoas para descrever que uma pessoa está indignada ou furiosa, mas a ferramenta interpretou como alguém que está muito bêbado.

Para a maioria das palavras, no entanto, bastou a pergunta "qual o significado da gíria x?" para que o bot desse uma resposta considerável. Em determinadas situações, houve a necessidade de acrescentar informações para contextualizar, como indicar o estado de origem da palavra ou a região em que ela é mais frequente.

A resposta para as perguntas foi consultada na própria ferramenta, que foi treinada com uma grande quantidade de textos e dados de linguagem natural para captar múltiplos diálogos e contextos. Embora a tecnologia seja capaz de entender e reconhecer muitas palavras comuns em diferentes contextos, incluindo gírias e expressões informais, é importante lembrar que, por ser uma inteligência artificial, o ChatGPT está sujeito a cometer erros, como demonstrou a pesquisa da Preply.

Segundo a OpenAI, o desenvolvimento da ferramenta é baseado em redes neurais e machine learning com foco em diálogos virtuais, e é semelhante à tecnologia de assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, e o Google Assistant.

Entretanto, o ChatGPT admite que sua habilidade em processar a linguagem natural é limitada em comparação com a de um ser humano, o que implica que ele pode não estar completamente ciente de algumas nuances culturais importantes para interpretar nossas expressões de maneira adequada.

Foto destaque. Códigos (Reprodução/Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo