Saúde

Estudo revela que quem bebe café anda mais, mas dorme menos

Pesquisadores da Inglaterra revelam que quem bebe café anda mais, mas dorme menos. Bebida também foi estudada em relação a possíveis arritmias cardíacas.

22 Abr 2023 - 16h33 | Atualizado em 22 Abr 2023 - 16h33
Estudo revela que quem bebe café anda mais, mas dorme menos Lorena Bueri

Os efeitos da cafeína no corpo humano podem variar muito de pessoa para pessoa; e o consumo do café em doses adequadas pode ser muito benéfico para a saúde.

Para exemplificarmos de maneira mais clara os efeitos do café na saúde humana, neste novo estudo, cientistas recrutaram 100 mulheres e homens saudáveis na cidade de São Francisco, Estados Unidos. Eles os equiparam com Fitbits (que são relógios inteligentes, com monitores de glicose) e utilizaram aparelhos de eletrocardiograma, para rastrear os ritmos cardíacos durante duas semanas.

O estudo feito pela The New England Journal of Medicine, também relata que as pessoas se movem mais, andando cerca de mil passos por dia. Mas em contrapartida, a cafeína pode aumentar e muito os riscos de palpitações cardíacas. 

Cada participante foi orientado a beber o tanto de café que quisesse por dois dias e depois não ingerir a bebida por mais dois dias, refazendo esse ciclo por um breve período de 14 dias.


Xícara de café. (Foto: Reprodução/Xtock Adobe)


Os estudiosos conseguiram descobrir que nos dias em que consumiam café, os participantes deram em média 1.059 passos a mais do que nos dias sem ingerir a bebida. Mas nesses dias em que ingeriam, o sono foi bem prejudicado, com os participantes dormindo cerca de 38 minutos a menos. Quanto mais café eles bebiam, mais atividade física era feita e dormiam menos.

O café também afetou de maneira direta o coração. Os estudiosos não encontraram evidências de uma relação significativa entre o consumo de café e as contrações prematuras no coração, que são os batimentos cardíacos precoces, que são muito comuns e que todos nós experimentamos em algum momento de nossas vidas. Esses batimentos surgem das câmaras superiores do coração, explicaram os pesquisadores no artigo publicado. Eles sentiram essas “palpitações” como uma vibração ou batida mais forte no peito.

“Pessoas com mais contrações atriais prematuras correm maior risco de desenvolver um distúrbio clinicamente significativo do ritmo cardíaco chamado fibrilação atrial”, declarou Marcus, um dos responsáveis pela publicação do estudo.

Foto destaque: Café sendo feito em máquina. (Foto: Reprodução/Unsplash)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo