Tech

Estudo revela quais são os aplicativos mais desinstalados no Brasil e no mundo

As desinstalações são problemas significativos para os aplicativos. Saiba a seguir quais foram as categorias mais desinstaladas no Brasil e no mundo.

16 Fev 2023 - 16h05 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 16h05
Estudo revela quais são os aplicativos mais desinstalados no Brasil e no mundo  Lorena Bueri

Convencer os usuários a instalarem aplicativos é um dos maiores desafios das empresas, uma vez que hoje, leva-se muito em consideração a memória do celular. Caso o aplicativo não ofereça nenhuma utilidade ao usuário, facilmente ele será excluído do smartphone.

Um levantamento exclusivo realizado pela AppsFlyer, a qual mapeia a taxa de desinstalação de aplicativos no Brasil e no mundo, demonstrou que os usuários não possuem qualquer receio ao desinstalarem aplicativos que não satisfaçam suas necessidades. Além de que o mercado oferece vastas alternativas para substituir quase todos os aplicativos.

Em relação à 2022, a taxa de desinstalações aumentou cerca de 8% neste ano. No entanto, o dado ainda apresenta uma tendência positiva. As desinstalações são problemas significativos para os aplicativos e de acordo com o estudo inédito, os aplicativos que mais sofrem com isso são os de jogos.

Mas, por qual motivo os aplicativos de jogos são os mais desinstalados? 1 a cada 2 aplicativos de jogos são desinstalados a cada 30 dias porque o mercado do game oferece novos apps constantemente, o que faz com que os usuários queiram experimentar todos. Também, se o jogo não apresenta uma boa primeira impressão, rapidamente ele é eliminado dos smartphones.


Aplicativos (Foto: Reprodução/Thomas Ulrich/Pixabay)


A taxa de desinstalação entre os países emergentes foi de 26% (Indonésia) a 43% (Argentina), enquanto em países desenvolvidos (EUA, Reino Unido, Japão, França, Alemanha, Coreia) a taxa foi de 36%. A diferença média no mundo foi de 28%.

Claramente, as desinstalações são um grande desafio do ecossistema. Por isso, os aplicativos devem mensurar suas taxas de desinstalação, entender exatamente quando, por que e de quais canais os usuários que desinstalaram vieram e como eles podem minimizar esse problema. A configuração da atribuição de desinstalação é simples e rápida, por isso, ela definitivamente vale a pena”, concluiu o estudo.

Outro tópico relevante do levantamento é que “como a taxa de desinstalação é mais alta no primeiro dia de uso, é absolutamente fundamental que o primeiro contato com o app seja realmente relevante para o usuário. Prometer demais na tentativa de obter um download é uma estratégia que pode gerar um efeito negativo, levando à frustração e danificando sua marca de forma irreparável”.

Assim, as categorias mais desinstaladas, segundo o levantamento, são jogos, as redes sociais, educação, utilidades, entretenimento, finanças, estilo de vida, compras, alimentos e bebidas e viagens, respectivamente. 

Foto Destaque: Aplicativos no celular - Reprodução/Pexels/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo