Saúde

Estudo indica motivo para aumento de casos de gripe durante o inverno

Uma nova pesquisa parecer ter achado o motivo para o aumento no número de casos de gripes durante o inverno: a temperatura interna do nariz. Máscaras podem ajudar no caso.

18 Dez 2022 - 20h00 | Atualizado em 18 Dez 2022 - 20h00
Estudo indica motivo para aumento de casos de gripe durante o inverno Lorena Bueri

É comum que quando chegue o inverno, ou quando acontece uma queda na temperatura, como as frentes frias, as pessoas comecem a apresentar sintomas de gripe e resfriados. Mesmo que os sintomas ainda se apresentem durante o resto do ano, é no inverno que a situação parece piorar.

Um novo estudo feito por um time pelo Massachusetts Eye and Eear hospital e pela Universidade de Northeastern, publicado nesta terça-feira (6) no The Jornal of Allergy and Clinical Immunology. aponta que o ar frio quebra a resposta imunológica do nariz durante temporadas mais frias.

A redução da temperatura interna de um nariz para cerca de 5°C, por exemplo, diminui para 50% das células que combatem bactérias e vírus.

Além disso, em situações de perigo, também é apontado um aumento de 160% na produção de vesículas extracelulares, que possuem mais até 20 vezes mais receptores nas suas superfícies que as vesículas originas. O qual também conta com o exercício de um assassino viral, conhecido como micro RNA.

Os pesquisadores utilizaram 4 pessoas para este estudo, colocando-as em temperaturas de 4,4°C por 14 minutos e fazendo exames em seguida. O resultado mostrou uma queda na temperatura do nariz, assim como a diminuição em quase 42% das vesículas extracelulares, e queda de 70% no número de receptores de cada vesícula.


Pesquisadores indicam que usar máscara pode ajudar a controlar a temperatura interna do nariz. Reprodução/Getty Image


Especialistas apontam uma maneira para que a queda de temperatura não tenha um impacto tão grande na saúde: a proteção do nariz com o intuito de manutenção da temperatura. Segundo os pesquisadores, as máscaras que a população passou a usar durante a pandemia não só a impedir a inalação e transmissão do vírus, como também pode ajudar a manter a temperatura interna do nariz.

Os pesquisadores esperam que o resultado da pesquisa ajude na criação de novos medicamentes que ajudem a controlar esta situação.

 

Foto destaque: Estudos indicam o motivo pelo qual a população fica mais gripada durante o inverno. Reprodução/Getty Image.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo