Saúde

Estudo identifica medicamento capaz de reduzir progressão de câncer de mama

Pesquisa internacional aponta medicação capaz de diminuir tumores de câncer de mama e aumentar sobrevida de pacientes oncológicos em cerca de seis meses.

09 Jun 2022 - 19h13 | Atualizado em 09 Jun 2022 - 19h13
Estudo identifica medicamento capaz de reduzir progressão de câncer de mama Lorena Bueri

De acordo com resultados de um estudo publicado no “The New England Journal of Medicine”, apresentado durante o maior congresso sobre oncologia no mundo, Asco - Sociedade Americana de Oncologia Clínica, um medicamento analisado é capaz de  reduzir o crescimento de tumores de formas agressivas de câncer de mama, reduzir sua progressão e aumentar a sobrevida dos pacientes com a doença em seis meses.

O Trastuzumab Deruxtecan, conhecido cientificamente como Enhertu, já era usado no tratamento de um determinada classe dessa espécie de câncer, até o momento era destinado somente a pacientes que possuíam HER2-postivo, uma expressão grande dessa proteína, o que não permitia que fosse administrado em pacientes HER2-low, ou seja, que tivessem baixa expressão desta proteína, no entanto, com essa nova descoberta, eles também tornam-se elegíveis ao tratamento.


Descoberta pode apontar novo uso de medicamento contra câncer de mama. (Foto: Reprodução/BoaConsulta)


A pesquisa já se encontra na etapa final de estudo, distribuindo 557 pacientes, anteriormente diagnosticados com baixa expressão da proteína HER2 e possuíam tumores que não podiam ser tratados com cirurgia, de forma aleatória em dois grupos distintos: Um havia recebido tratamento com um remédio via intravenosa, já o outro, realizou quimioterapia de acordo com o entendimento do médico.

O grupo que recebeu o medicamento apresentou uma interrupção na progressão do câncer por cerca de dez meses em comparação com os seis meses apresentados pelo grupo que recebeu tratamento com quimioterapia padrão.

O medicamento também aumentou a vida dos pacientes em cerca de seis meses, subindo de 17,5 para 23,9, já no outro grupo, esse valor foi de três meses.

O Trastuzumab Deruxtecan  é uma medicação aplicada por via intravenosa que atua bloqueando a proteína HER2 nas células cancerosas e liberando um produto químico que age matando o câncer no interior das células. Ele é composto por um anticorpo monoclonal chamado transtuzamb, combinado com inibidor da enzima toposiomerase.

No entanto, a droga possui efeitos colaterais graves em alguns casos, segundo a agência Associated Press, três pacientes do estudo faleceram de uma doença pulmonar, uma complicação já conhecida do uso da droga, nos Estados Unidos o medicamento custa cerca de US$ 14mil por mês e no Brasil seu uso é aprovado apenas para tratamento em apcientes com HER2-positivo.

Apesar disso, o estudo apresenta uma possibilidade animadora para pacientes oncológicos HER2 - Low e pode ajudar no tratamento de novos tipos de câncer de mama.

 

Foto Destaque: Mulher realizando teste de toque para detecção de câncer de mama. Reprodução/Club Nissei

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo