Beleza

Estrias: Melhores procedimentos para tratar e amenizá-las

Veja o que são as estrias, as diferenças de cores e as principais formas de cuidar e amenizar essas marcas tão temidas.

19 Dez 2022 - 17h10 | Atualizado em 19 Dez 2022 - 17h10
Estrias: Melhores procedimentos para tratar e amenizá-las Lorena Bueri

As estrias são rompimentos que ocorrem nas fibras de colágeno e elastina que fornecem elasticidade à pele. Tais fibras permanecem na derme, camada interna da pele e, quando esta se rompe, forma cicatrizes originando as estrias. Os locais mais propensos ao aparecimento de estrias são o dorso do tronco, abdômen, nádegas, coxas, mamas, culotes e quadris, afetando ambos os sexos e podendo aparecer em qualquer fase da vida.

A médica especialista Dra. Kelly Pico explica que a pele sensível e de pouca elasticidade pode estar ligada a fatores genéticos. Além disso, as alterações hormonais também alteram as proteínas da pele; os medicamentos à base de corticoides reduzem a elasticidade natural da pele; e as alterações de peso promovem a ruptura da pele. Do mesmo modo, a estria também pode estar relacionada à gravidez, quando no decorrer do período a mulher engorda em demasia; e à musculação, quando os exercícios são realizados em excesso.

“Quando ocorrem tais rupturas, as estrias aparecem com tonalidade avermelhada provocada pelo grande fluxo sanguíneo e inflamação, facilitando o tratamento. Quando a estria avermelhada cicatriza, perde a tonalidade avermelhada, ficando esbranquiçada e atrofiada, o que torna o tratamento um pouco mais difícil." comenta a Dra. Kelly Pico.

A prevenção é uma forma de diminuir a incidência das estrias, como hidratar da pele para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas. Além disso, evitar roupas apertadas, praticar exercícios físicos regularmente, conciliando com uma alimentação saudável são medidas muito importantes de modo evitar as estrias.

"Com um bom tratamento a estria pode ser amenizada e disfarçada, mas não curada, por se tratar de uma cicatriz natural do organismo. Para que não se tenha problemas com o visual do corpo é importante utilizar filtro solar, beber bastante água, evitar ganhos e perdas de peso, ativar a circulação da pele, fazer exercícios físicos sem exageros, ingerir alimentos naturais, evitar roupas apertadas e hidratar sempre a pele."

A médica Kelly Pico cita alguns dos tratamentos mais procurados, confira:

CO2 -- Laser Fracionado

O CO2 faz parte do tratamento a Laser para estrias e vem fazendo sucesso nos últimos anos. Os fundamentos do Laser foram estudados por Albert Einstein desde 1917 e contém emissões de luz das partículas. Uma das maiores características físicas do Laser é a sua cor monocromática, ou seja, ele emite um comprimento de onda bem definido. O Laser de CO2 Fracionado (dióxido de carbono) é o mais utilizado em tratamentos contra estrias.

O tratamento a Laser para estrias é eficaz, pois o Laser de CO2 estimula a produção de colágeno, aquele nutriente que faz com que a pele tenha uma aparência mais saudável.

Em suma, quando desejamos renovar a pele acometida por estrias, é importante entregar calor nas camadas mais profundas da pele para estimular a produção eficaz e segura de colágeno. O grande diferencial do Laser CO2 que utilizamos na Clínica Adones, é o fato dele ser Fracionado e Pulsado, considerada a tecnologia padrão-ouro existente no mercado.

“O laser CO2 Fracionado, neste momento é mais eficaz por atingir camadas mais profundas. O laser CO2 Fracionado é uma das opções mais satisfatórias, fazendo uma descamação da pele antiga e atrófica e trocando por uma pele nova na região da estria, revitalizada.” destaca a Dra. Kelly.

Microagulhamento medicamentoso

Consiste num procedimento que é conhecido como drug delivery, ou seja, um meio de introduzir medicamentos diretamente na pele, diferente de ingerir via oral ou usando cremes. Com essa técnica a medicação atravessa melhor a superfície da pele e penetra mais profundamente, chegando em alvos específicos da derme e hipoderme, conseguindo direcionar tratamentos de doenças da pele ou do próprio envelhecimento.

O microagulhamento é um dos tratamentos indicados para eliminar estrias vermelhas ou brancas, o medicamento inserido com as micro agulhas estimulam a formação de novas fibras de colágeno, dando mais firmeza e sustentação à pele.

“É importante lembrar que uma avaliação médica sempre é necessária para definir qual a melhor opção de tratamento para estrias e poder informar até onde cada procedimento pode chegar quanto aos resultados.” finaliza a médica Dra. Kelly Pico.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo