Saúde

Estresse traz prejuízos graves à saúde

Nesta sexta-feira (23/9) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Estresse, é importante rever hábitos cotidianos que provocam estresse afetando tanto o cérebro quanto o corpo

23 Set 2022 - 09h00 | Atualizado em 23 Set 2022 - 09h00
Estresse traz prejuízos graves à saúde Lorena Bueri

Nesta sexta-feira (23/9), é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Estresse. A data foi selecionada para comunicar as pessoas sobre a importância de rever hábitos cotidianos que provocam estresse afetando tanto o cérebro quanto o corpo.

Todos sentem o estresse de alguma forma. É uma ação rápida do corpo humano a qualquer coisa que exija atenção ou cuidado. Porém, quando em grande número, pode deixar em risco o funcionamento ideal de uma série de órgãos vitais, como o coração e rins, com reflexos na pele, cabelo, e metabolismo, entre outras.

De acordo com a médica e especialista Caroline Reigada, atuando em medicina intensiva e interna/clínica, os prejuízos do estresse crônico são consequência de um descontrole hormonal causado essencialmente pela desarmonia dos níveis de cortisol, hormônio secretado pelas glândulas adrenais localizadas sobre os rins quando o corpo está em situação de “lutar ou fugir”.

Como o estresse prejudica o corpo humano:

Pele

O estresse é um dos maiores inimigos da saúde da pele. O hormônio cortisol está relacionado à potencialização do estado inflamatório contínuo do órgão, processo que diminui o tempo de vida e de ação das células, colaborando para um rápido surgimento de marcas de envelhecimento.

O cortisol juntamente promove a produção dos hormônios andrógenos e aciona as glândulas sebáceas, deixando em maior número a produção de oleosidade na pele. Os dois juntos levam ao entupimento dos poros e o nascimento de cravos e espinhas. A dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que a baixa imunidade e o excesso de queratina associados ao estresse favorecem ainda a proliferação de bactérias relacionadas à acne.

Cabelo

A queda de fios e o aparecimento de cabelos brancos também estão relacionados a grandes números no corpo humano. O método inflamatório provocado pelo hormônio pode até conseguir parar o crescimento dos fios.

Circulação

Na frente de um momento de estresse, o corpo responde com a liberação de cortisol e adrenalina e o fluxo sanguíneo reduz. Este processo promove ainda mais prejuízos em algumas funções corporais, sendo possível sentir frieza ou dormência nas mãos e pés devido o pequeno nível de sangue chegando nas extremidades, tom azulado ou arroxeado nas pernas, principalmente em pessoas de pele clara, ressecamento da pele, quebra das unhas e dos cabelos, além de cicatrização mais lenta de feridas e arranhões em diabéticos.

“A inflamação gerada pelo cortisol juntamente pode colaborar com que os vasos sanguíneos tenham lesões que podem diminuir o calibre das veias e artérias, aumentando o risco de hipertensão e trombose”, afirma a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Coração

O estresse possui relação direta com o coração, ampliando a chance de hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes provocadas pelo aumento da pressão arterial, a aceleração da frequência cardíaca e o maior número de gorduras e açúcar na corrente sanguínea.


Dor no coração. (Foto: Reprodução/Pexels)


Rins

Os sintomas de estresse podem ser ainda mais graves para as pessoas que sofrem de doenças renais e cardiovasculares. A nefrologista Caroline explica que o estresse crônico provoca a excreção de fosfato em níveis fora do padrão, prejudicando a função renal.

“Por serem as partes de filtragem de sangue do corpo, os rins são impactados por problemas com os vasos e a circulação sanguínea. Por isso, a pressão alta e o açúcar em grandes níveis no sangue sendo provocados pelo estresse, podem sobrecarregar os rins”, afirma.

Metabolismo

O aumento de apetite é uma das soluções naturais do corpo ao estresse. Isso ocorre porque o cortisol aumenta o impulso por alimentos altamente energéticos, geralmente pouco saudáveis. Além de colaborar com o aumento de peso, os hormônios também estimulam a formação de células adiposas que armazenam gordura.

Essas são só alguns exemplos de como o estresse pode prejudicar o corpo humano, sendo que ele causa prejuízos em vários lugares

 

Foto destaque: Pessoa com estresse. Reprodução pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo