Tech

Estrelas estão se tornando invisíveis a olho nu

Está ficando cada vez mais difícil observar as estrelas a olho nu – elas estão se tornando invisíveis. Isso graças ao aumento da poluição luminosa, aponta novos estudos. Saiba mais a seguir

22 Jan 2023 - 13h39 | Atualizado em 22 Jan 2023 - 13h39
Estrelas estão se tornando invisíveis a olho nu  Lorena Bueri

As estrelas e galáxias que eram observadas no céu noturno a décadas atrás, estão ficando invisíveis a olho nu. O principal motivo é o aumento da poluição luminosa, ou seja, o brilho no céu. E o problema vem se agravando: estudos apontam que ao longo de 12 anos, o brilho do céu aumentou de 7 para 10% ao ano. Na América do Norte, este valor é maior, 10,4%.

A poluição luminosa é gerada devido ao excesso de luz artificial. Esse tipo de poluição é recorrente, principalmente, em grandes centros urbanos, onde há iluminação pública, banners, placas, carros, aparelhos eletrônicos, dentre outros. Além disso, uma das principais causas do aumento da poluição visual são as mudanças de lâmpadas de vapor de sódio laranja para LEDs brancos, os quais emitem mais luz azul.

De acordo com Christopher Kyba, pesquisador do Centro de Pesquisa Alemão GFZ, “nossos olhos são mais sensíveis à luz azul à noite, e é mais provável que a luz azul se disperse na atmosfera, contribuindo mais para o brilho do céu”. Ele ainda afirmou que as taxas em que as estrelas estão se tornando invisíveis a olho nu, em ambiente urbanos, são preocupantes. “Se o desenvolvimento continuar nesse ritmo, uma criança nascida em um lugar onde 250 estrelas são visíveis, só conseguirá ver 100 estrelas em seu aniversário de 18 anos”, alertou.


Norte da Itália a noite, visto por um satélite. (Foto: Reprodução/NASA). 


A poluição luminosa não é prejudicial apenas para a observação de astros, como estrelas e galáxias. Ela impacta o funcionamento do ecossistema. Animais noturnos podem confundir-se com a luminosidade causada pela poluição, o que poderia extinguir algumas espécies. Um estudo da “Science Advances” realizado em agosto de 2021 demonstrou os impactos negativos que a poluição luminosa causa nas populações locais de insetos, e em 2022, outro estudou constatou os efeitos nocivos da iluminação noturna nos ecossistemas da Europa.

A poluição luminosa é um problema ambiental, e como tal, deve ser enfrentado e resolvido... a conscientização deve aumentar muito para que a luz artificial à noite seja percebida não como algo sempre positivo, mas como o poluente que realmente é”, escreveram Fabio Falchi e Salvador Bará em resenhas relacionadas aos estudos.

Foto Destaque: Poluição Luminosa. Reprodução/Jovens Repórteres para o Ambiente

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo