Beleza

Estrelas de cinema cortam cabelos em apoio às mulheres iranianas

Artistas gravaram vídeos onde cortam seus cabelos em protesto e solidariedade as mulheres iranianas, que vivem sob a opressão de um governo, e a polícia da moralidade no seu país.

07 Out 2022 - 13h30 | Atualizado em 07 Out 2022 - 13h30
Estrelas de cinema cortam cabelos em apoio às mulheres iranianas Lorena Bueri

As atrizes Marion Cotillard (Aliados), Isabelle Huppert (Elle), Juliette Binoche (A Escada), estão entre as mais de 50 artistas francesas que cortaram seus cabelos em prol aos protestos que estão acontecendo no Irã. Um vídeo postado no perfil Soutien Femmes Iran (Apoiar as Mulheres Iranianas) no Instagram, mostra as artistas cortando as mechas embaladas por uma versão persa da famosa música de protesto "Bella Ciao", cantada pela artista iraniana Gandom.


Imagens do video postado nas redes sociais (Foto:Reprodução/Instagram)


Os protestos começaram logo após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, presa sob custódia policial no mês passado, desencadeando amplos protestos contra o governo no país e em outros lugares do mundo. Manifestantes tomaram as ruas em Londres no último fim de semana em uma demonstração de solidariedade às mulheres iranianas e a situação que se encontram.

Mahsa foi presa pela polícia da moralidade por não usar o hijab (vestimenta) corretamente segundo as rígidas leis religiosas do país, sendo levada a um centro de reeducação para aulas de modéstia. Três dias depois, sua morte foi confirmada ainda sob o poder da polícia. Desde então, as mulheres iranianas tiraram seus lenços da cabeça e cortaram os cabelos em protesto ao ocorrido.

Segundo relato policial, Mahsa Amini morreu após um ataque cardíaco, porém, pessoas detidas junto a ela e testemunhas oculares afirmam que Amini foi espancada pelos agentes da polícia moral iraniana. A família de Amini confirmou que a mesma nunca havia sofrido de um problema cardiopatia antes. Seu pai alegou que lhe foi negado o direito de ver as imagens da prisão, sendo, também, proibido de ver o corpo de Mahsa, que estava enrolado em um lençol quando apresentado a ele. “Pedi que me mostrassem as câmeras corporais dos oficiais de segurança, eles me disseram que as câmeras dos oficias estavam sem bateria”, contou à BBC Persia.

Ao redor do mundo, inúmeras mulheres estão cortando uma mecha de cabelo e postando o ato nas redes sociais, em solidariedade às mulheres iranianas submetidas ao controle rígido do governo islâmico.



“Desde a morte de Mahsa, que ocorreu em 16 de setembro, o povo iraniano, mulheres na liderança, tem protestado contra o risco de suas vidas. Este povo só espera o acesso às liberdades mais essenciais. Essas mulheres, esses homens, estão pedindo nosso apoio. A sua coragem e dignidade obriga-nos. Impossível não denunciar uma e outra vez essa terrível repressão” diz a legenda do vídeo.

Recentemente, a atriz e cineasta Angelina Jolie (Malévola) também divulgou o seu apoio às mulheres iranianas.

Foto Destaque: Iraniana Nasibe Samsaei corta o cabelo em protesto:Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo