Turismo

Estereótipos do Brasil: o que os gringos sabem sobre nós?

3 min de leitura
21 Set 2022 - 16h43 | Atualizado em 21 Set 2022 - 16h43

Samba, Rio de Janeiro e Neymar são alguns dos principais estereótipos do Brasil. E tudo bem! A gente também tem percepções sobre outros países que acabam sendo reducionistas, ou, até mesmo, irreais.

Mas o que significa a palavra “estereótipo”?

Como muitas palavras, o termo "estereótipo" deriva do grego. É a união de "stereos'' e “typos” que, juntos, significam “impressão sólida".  Contudo, sua semântica não tinha cunho sociológico até 1922, quando o jornalista americano Walter Lippmann utilizou o termo, que até então fazia referência à impressão de moldes de placas metálicas, para fazer analogia ao conjunto de crenças simplistas e generalistas que costumamos ter sobre as pessoas e o mundo.

Devido à sua construção cultural, a formação de um estereótipo pode, muitas vezes, ocorrer de maneira inconsciente. Por isso, seu cunho acaba sendo reducionista. Além disso, os meios de comunicação também reforçam os preconceitos que formamos em relação às outras pessoas, sociedades e culturas. Até mesmo do nosso próprio país. Como no vídeo abaixo:


(Vídeo: Reprodução/YouTube)


E o que os gringos acham da gente?

Vamos começar pelo Japão, que é do outro lado do mundo, uma impressão que eles têm de nós também. Mas, além da distância geográfica, existe um personagem que contribuiu para essa percepção: Savanna ou Masumi Yagi.

Ele é um comediante japonês que surgiu com a frase “brasileiros, vocês estão me ouvindo?” justamente por morarmos do outro lado do globo. Curioso, não?

Que língua nós falamos?

Brasileiro, espanhol e, até mesmo inglês, costumam ser chutes dos gringos. Mas para sermos justos, existem muitos estrangeiros que sabem que nós, brasileiros, falamos o português. Provavelmente eles acreditam que o espanhol e o inglês sejam devido aos países que estão ao nosso redor.

E tudo bem, nós também temos estereótipos sobre as linguagens de outros países, né?

Qual é a nossa capital?

São Paulo ou Rio de Janeiro. Brasília? Até que tem gente que sabe, viu! Mas o Rio de Janeiro é a principal escolha dos gringos por conta das Olímpiadas de 2016 e, claro, pelas novelas e o belíssimo Cristo Redentor que é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Brasil é sinônimo de:

Velozes e furiosos, samba, carnaval, Ronaldinho, Pelé, Neymar, futebol, performance atlética, praia, biquini, verão, alegria, dança, pobreza, Bolsonaro, Amazônia. O que não deixa de ser verdade. Mas afirmar que todo brasileiro dança bem e não é perna de pau é forçar a amizade, né?

Algumas pessoas também remetem o atleta jamaicano Bolt ao Brasil.

O que a gente gosta de comer?

Feijoada, caipirinha, costela, churrasco, tacos e kebab (?). Sim, muitos gringos, principalmente japoneses, confundem o churrasco brasileiro como  churrasco grego que é utilizado para montar kebab. Mas a verdade é que a gente gosta de comer um monte de coisas diferentes. Afinal, nosso país tem influência de diversas culturas e isso torna a nossa gastronomia extremamente vasta (e deliciosa!).

 

Hábitos brasileiros que os gringos gostam

Pesquisas realizadas com estrangeiros que moram ou que turistaram pelo Brasil mostram que as características abaixo são as mais valorizadas por eles. Lembrando que estas são apenas percepções e não uma verdade absoluta em nosso país!

 

  • Abraço: nosso jeito de cumprimentar realmente é mais afetuoso e muitos estrangeiros gostariam que isso fosse um costume em seus países;
  • Higiene: escovar os dentes e tomar banho todos dias também é um hábito muito elogiado pelos gringos, pois há locais em que isso não é costume.
  • Atendimento: o atendimento brasileiro é apreciado pelos gringos devido à sua cordialidade e disposição. Claro que não podemos generalizar, mas que muitos atendentes brasileiros são simpáticos, são!
  • Jeitinho brasileiro, no sentido de lidar com os problemas e se adaptar à novas situações;
  • Compartilhar bebidas: experimenta aí!
  • Estrangeiros se sentem muito bem tratados aqui;
  • As festas no Brasil são muito boas, inclusive as infantis.
  • Os bares aqui fecham mais tarde. Dá para curtir por mais tempo!
  • Brasileiros são mais ligados aos esportes e exercícios físicos no geral;
  • Carona: os brasileiros têm o costume de oferecer carona, o que não costuma acontecer em outros países.
  • Almoço: em muitos lugares, como no Canadá e na Irlanda, o pessoal engole um sanduíche no almoço e pronto. Aqui não, né? O prato feito de lei não pode faltar.

Foto Destaque: Reprodução.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo