Notícias

Estátua de Marielle Franco terá esquema de segurança contra vandalismo

O monumento será inaugurado nesta quarta-feira (27), no Buraco do Lume, no Centro do Rio, e terá vigilância de guardas municipais e câmeras de segurança. A estátua homenageia Marielle Franco, que completaria 43 anos nesta quarta-feira

27 Jul 2022 - 15h00 | Atualizado em 27 Jul 2022 - 15h00
Estátua de Marielle Franco terá esquema de segurança contra vandalismo Lorena Bueri

Será inaugurada nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, a estátua que homenageia a vereadora Marielle Franco. O monumento contará com um esquema de segurança para evitar possíveis atos de vandalismo.


Imagem da estátua de Marielle Franco sendo instalada para a inauguração. (Foto: Reprodução/Instituto Marielle Franco)


Segundo com o Instituto Marielle Franco, que está organizando a homenagem, a Prefeitura do Rio de Janeiro disponibilizou guardas municipais para fazer a vigilância da peça em bronze até o momento de sua inauguração, no Buraco do Lume, na Praça Mário Lago, no Centro do Rio.

Ainda de acordo com assessoria de imprensa do instituto, “a prefeitura também já colocou câmeras de vigilância no local”. A estátua também terá um fundo, obtido via financiamento coletivo, para sua manutenção.

Monumento cheio de simbolismos

Esculpida pelo artista Edgar Duvivier, pai do humorista Gregório Duvivier, a peça de bronze em tamanho natural (1,75m) é carregada de simbolismos e significados para quem acompanhou a trajetória da vereadora, assassinada em 2018 no Rio de Janeiro.

A primeira delas é o local escolhido para ser instalada. O Buraco do Lume era o local onde Marielle ia todas às sextas-feiras para prestar contas de sua atuação como vereadora.

A data escolhida para a inauguração também tem referência. Seria nesta quarta-feira (27) que Marielle Franco completaria 43 anos se estivesse viva.“A ideia é homenagear quem dedicou a sua vida para lutar pelos direitos de todas e todos! Vamos celebrar e erguer homenagens a quem dedicou sua vida para defender um mundo mais justo”, disse o instituto sobre a homenagem.

A idealização da estátua foi pensada pelo artista, pela família de Marielle e também a partir de uma consulta pública nas redes sociais do Instituto Marielle Franco, criado pela irmã da vereadora, Anielle Franco.


Mãe de Marielle ao lado da estátua, ainda em construção. (Foto: Reprodução/Instituto Marielle Franco)


Assim, surgiu a representação de Marielle com o punho erguido para cima, gesto de luta e característico da vereadora, com sorriso, que simbolizava a luta com afeto, e em cima de um caixote, objeto sobre o qual ela costumava fazer seus discursos.

Marielle Franco

Feminista, negra, mãe e cria da favela da Maré. Era dessa forma que a vereadora Marielle Franco se definia.

Marielle Franco morreu aos 38 anos, no mesmo dia em que se comemora o aniversário da escritora Carolina Maria de Jesus, uma das muitas mulheres negras que faziam parte de suas inspirações e da qual lembrou durante sua última atividade política. Ela deixou uma filha de 20 anos.

O início de sua militância por direitos humanos tem um fator em comum com o fim de sua vida: a violência. Logo após ingressar em um pré-vestibular comunitário, ela perdeu uma amiga, vítima de bala perdida, em um tiroteio entre policiais e traficantes no Complexo da Maré, conjunto de favelas na zona norte da capital fluminense.

O cursinho foi o começo de sua carreira acadêmica, que a levou a ser socióloga e, depois, mestre em Administração Pública.

A militância foi o que lhe garantiu os 46.502 votos que a tornaram a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro em 2016.

Antes da Câmara, ela trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré. Além disso, coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), ao lado do atual então deputado estadual Marcelo Freixo, à época também do PSOL.

Em 28 de fevereiro de 2018, assumiu a relatoria da comissão da Câmara de Vereadores do Rio criada para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, e se posicionou, desde o início, contra a medida.

 

Foto destaque: Escultura de Marielle tem o tamanho real da vereadora. Reprodução/Instituto Marielle Franco

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo