Esportes

Estádio 974 é o mais inovador entre as arenas da Copa

Nesse estádio, o Brasil faz o segundo jogo na Copa no dia 28 contra a Suíça. A característica modular do estádio, com materiais pré-fabricados, reduziu significativamente o tempo de obras e custos.

08 Nov 2022 - 21h19 | Atualizado em 08 Nov 2022 - 21h19
Estádio 974 é o mais inovador entre as arenas da Copa Lorena Bueri

O Estádio 974, também conhecido como Ras Abu Aboud por conta do distrito onde fica na cidade de Doha, no Catar, traz uma característica inovadora em Copas do Mundo: ele é totalmente desmontável. Localizada às margens do Golfo Pérsico, a arena que comporta 40 mil espectadores e que vai receber o segundo jogo do Brasil na Copa 2022, contra a Suíça, no dia 28 de novembro, pode ser colocada num navio após a competição e transportada para qualquer parte do planeta.



Ras Abu Aboud é um bairro industrial de Doha. Durante o Mundial de 2022, no entanto, as usinas de energia e de dessalinização vão dividir espaço com fãs de futebol. O local foi escolhido para facilitar o desembarque dos materiais, conteiners e estruturas que formam o estádio. Fabricados na China, Vietnã e Turquia, os equipamentos chegaram ao Catar de navio.

Embora a preparação do terreno tenha começado em 2016, o primeiro contêiner foi posicionado em novembro de 2019 e o último em março de 2021. A característica modular do estádio, com materiais pré-fabricados, reduziu significativamente a quantidade de materiais, os gastos da construção e o tempo da obra.

O GE destacou que a fala de Mohammed Al Mulla, diretor do estádio, que afirmou que o conceito do uso dos contêineres foi inspirado em um brinquedo infantil. Além disso, eles são uma homenagem à herança marítima e industrial da cidade portuária de Doha, que sempre teve no comércio marítimo uma de suas principais atividades econômicas.

"Com um design inovador, e devido à localização costeira, a parte interna da arena tem uma ventilação natural e não necessita de ar-condicionado, como os outros sete estádios da Copa 2022", lembrou a matéria interativa do GE.

Apesar de o nome do estádio parecer derivar de um número aleatório, isso não é verdade. São exatamente 974 contêineres utilizados nas estruturas. O número também é o código telefônico internacional do Catar. As diversas cores dos contêineres lembram os módulos dos populares brinquedos com blocos montáveis.

Foto Destaque: Estádio 974. Reprodução/Agencia Brasil- EBC.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo