O apresentador Sikêra Jr recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última sexta-feira (24), o mesmo estava internado há 12 dias tratando uma otite severa bacteriana. Quem deu a notícia foi sua esposa, Laura Peixoto, através de um comunicado nas redes sociais com atualizações do estado de saúde do comunicador.
">
Comunicado publicado por Laura Peixoto, esposa do apresentador Sikêra Jr. Foto: Reprodução/Instagram/@sikerajr
Laura agradeceu em nome dela e da família pelas orações e mensagens de apoio que estão recebendo, agradeceu também ao médico infectologista João Hugo Abdalla, e toda sua equipe, responsáveis pelos cuidados de Sikêra. A esposa do jornalista disse que a família está muito feliz em dizer que ele está se sentindo muito melhor e que recebeu alta dos cuidados intensivos. Ele está no apartamento do hospital e afirmou que em breve voltará às suas atividades profissionais. Ela pediu que todos continuassem em orações mesmo depois que ele estiver em casa e que quando isso acontecer, ela avisará.
Diagnóstico
Sikêra foi internado na UTI com uma otite severa, causada por uma infecção bacteriana em seu ouvido. A coluna do Metrópoles conversou com o médico especialista Fernão Bevilacqua do Hospital Albert Sabin, em São Paulo, para entender os riscos e causas desta condição.
De acordo com o médico, as otites, inflamações e infecções que sucedem nos ouvidos podem ter diferentes causas, como bactérias, causa da internação do jornalista. Ele afirma que elas podem ser causadas por processos inflamatórios, infecciosos e até pulmonares. Dependendo de qual vírus, de qual bactéria ou de qual fungo, o paciente pode ter [a infecção] com mais ou menos severidade.
Fernão explica que em casos mais graves, o paciente pode, até ter o tecido que compõe a membrana do tímpano perfurada, caso a infecção ocorra de forma interna: “Por exemplo, uma otite que você tem uma bactéria e ela se prolifera dentro da orelha média, de forma aguda, ela pode causar muita dor, um processo infeccioso muito grande, inclusive, romper a membrana timpânica, fazendo sair secreção purulenta pelo ouvido”.
Bevilacqua diz que no caso de Sikêra Jr, que a situação mais possível é o que o apresentador estava no início de um processo de infecção e a viagem de avião, onde as dores teriam começado, podem ter influenciado no desenvolvimento da infecção.
“No caso de um paciente que esteja no começo de um processo infeccioso e pegue um avião, ele vai ter um conteúdo dentro da orelha média e o que regula a pressão dentro dos ouvidos é uma coisa chamada tuba auditiva que vai desde a orelha média e vai até o fundo do nariz. Quando a gente segura, aperta o nariz e joga ar dentro, causamos pressão nos ouvidos. Quando o paciente está dentro do avião e há uma descompressão na cabine, pode causar dores ao paciente”, disse.
Por último, o médico enfatiza que a sedação, realizada na situação de Sikêra Jr, não costuma ser usual em tratamentos de otite e que, neste caso, pode ter sido uma escolha da família: “A sedação não é usada no tratamento, a não ser pacientes que podem evoluir para quadros mais graves, como a meningite”.
Foto Destaque: O âncora do Programa Alerta Nacional Sikêra Jr. Repprodução/RD1