Mundo Animal

Espécies de insetos brasileiros correm risco de extinção

Existem milhares de espécies de insetos no meio ambiente, mas sua preservação não é tão atendida quanto demais animais. Confira 5 insetos brasileiros que correm risco de extinção.

02 Dez 2022 - 21h00 | Atualizado em 02 Dez 2022 - 21h00
Espécies de insetos brasileiros correm risco de extinção Lorena Bueri

Você sabia que existem mais de 950 mil espécies diferentes de insetos? Pois é, no Reino Animal a classe dos insetos é a que possui a maior variedade, tendo mais 109 mil espécies que podem ser encontradas no Brasil. 

Os insetos desempenham um papel importante na manutenção da biodiversidade, e a sua importância não é tão lembrada quanto o assunto é conservação ambiental. E algumas espécies, integrantes da fauna brasileira, estão ameaçados de extinção. Veja abaixo 5 espécies que correm este risco!

1.    Borboleta-azul:

Conhecida popularmente como borboleta-azul, a subespécie Morpho menelaus eberti é raramente encontrada na Zona da Mata nordestina, mais especificamente nos estado da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A borboleta-azul se encontra em risco de extinção devido à perda e degradação de seus habitats. 


(Borboleta-azul – Morpho menelaus eberti. Foto: Edson Guilherme/ SiBBr/ CreativeCommons)

 


2.    Asa-de-vidro:

A subespécie de Mcclungia cymo foi encontrada no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. A espécie habita áreas de 0 a 300 metros de altitude no pé de morros próximos a matas alagadas. 


(Asa-de-vidro – Mcclungia cymo fallens.Foto: Alessandradalia/ BioDiversty4all/ CreativeCommons)

 


3.    Rabo-de-andorinha:

Também conhecida pelo nome técnico Mimoides lysithous harrisianus, essa borboleta é preta tendo uma faixa branca na parte superior das asas e outra rosa embaixo. A subespécie vivia no Espírito Santo e na costa do Rio de Janeiro. Atualmente, as únicas populações conhecidas estão restritas à Reserva Biológica de Poço das Antas, no município de Barra de São João, no Rio de Janeiro.


(Rabo-de-andorinha – Mimoides lysithous harrisianus. Foto: Ricardo D. Moyano/ Biodiversity4all/ CreativeCommons)

 


4.    Mariposa-esfinge:

Descoberta em 2009, a Nyceryx mielkei, também conhecida como mariposa-esfinge é endêmica do Cerrado brasileiro. A principal ameaça a sua existência é a expansão agrícola, que, somada ao uso intensivo de agrotóxicos, causa a degradação de seu habitat. 


(Mariposa-esfinge – Nyceryx mielkei. Foto:Ian Kitching/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

 


5.    Libélula:

Endêmica do Rio de Janeiro, a espécie de libélula Acantharigrion taxaense foi descoberta em 1965 e é listada como criticamente ameaçada desde 2006. A expansão imobiliária da região onde a espécie foi encontrada põe sua existência em risco. 

Mudanças climáticas podem provocar ainda mais extinções 
Estudos realizados pela NASA mostraram que 65% das populações de insetos estudadas podem entrar em extinção ao longo do próximo século. A pesquisa liderada pela pós-doutoranda da NASA, Kate Duffy, mostrou que 25 de 38 espécies não devem resistir às drásticas mudanças de temperatura previstas para seus ambientes. A maioria dos insetos em risco são os que possuem sangue frio, e não possuem mecanismos corporais que os permitem regular a própria temperatura. 

Foto destaque: Borboleta-azul. Foto: Juan Espanha/Flickr

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo