Notícias

Espécie de peixe assusta banhistas em Santos

Um peixe-porco, com chifre e dentes grandes e tortos foi encontrado por banhistas na Praia do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo. Apesar de inusitado, o animal é comum na região.

3 min de leitura
07 Mar 2022 - 14h22 | Atualizado em 07 Mar 2022 - 14h22

Uma espécie diferente de peixe, com vários dentes e chifre, foi encontrado no último fim de semana, por banhistas que estavam caminhando pela faixa de areia da Praia do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo

A professora que encontrou o animal, Hyasmin Pareja Rodrigues, de 34 anos, em entrevista ao g1, contou sobre o momento em que viu o animal.

"Ele é dentuço, tem os dentes mais para a frente. Ele já estava entrando em decomposição, com bastante mosca, mas não fiquei com medo, não. Fiquei curiosa para saber o que era aquele peixe, mas minha filha, que tem sete anos, ficou morrendo de medo, e não queria nem passar por perto", contou Hyasmin.


O seu chifre e seus dentes tortos foram o que mais chamaram a atenção dos banhistas que passaram por ali (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal via Hyasmin Pareja)


A espécie se trata de um peixe-porco (Balistes capriscus), segundo o biólogo marinho Eric Comin, que contou ao g1. Seu corpo é comprido na lateral e ele possui nadadeiras dorsal e anal grandes, que são utilizadas por ele como forma de locomação.

O especialista afirmou que essa espécie vive solitária ou em cardumes e tem o costume de se alimentar de ouriços, crustáceos, esponjas, pólipos de corais e em alguns casos, algas e zooplâncton.

Apesar de parecer inusitado, Eric explicou que o peixe é o conhecido popularmente como ‘porquinho’, comum nas porções em bares na costa paulista.

"Pelo fato de ela [Hyasmin] ter encontrado só a cabeça do bicho na praia, indica que ele já havia sido limpo, e já tinham tirado o filé", disse.

O especialista ressaltou que, a espécie tem uma grande demanda de pesca, tanto industrial quanto amadora. Além do consumo de seu filé, seus dentes são muito fortes, servindo como instrumento para quebrar ouriços, conchas, crustáceos e até casca de caranguejo.

 

Foto Destaque: Peixe-porco, já morto há alguns dias antes do registro Créditos: Reprodução/ Arquivo Pessoal via Hyasmin Pareja

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo