Notícias

Espécie de peixe assusta banhistas em Santos

Um peixe-porco, com chifre e dentes grandes e tortos foi encontrado por banhistas na Praia do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo. Apesar de inusitado, o animal é comum na região.

07 Mar 2022 - 14h22 | Atualizado em 07 Mar 2022 - 14h22
Espécie de peixe assusta banhistas em Santos Lorena Bueri

Uma espécie diferente de peixe, com vários dentes e chifre, foi encontrado no último fim de semana, por banhistas que estavam caminhando pela faixa de areia da Praia do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo

A professora que encontrou o animal, Hyasmin Pareja Rodrigues, de 34 anos, em entrevista ao g1, contou sobre o momento em que viu o animal.

"Ele é dentuço, tem os dentes mais para a frente. Ele já estava entrando em decomposição, com bastante mosca, mas não fiquei com medo, não. Fiquei curiosa para saber o que era aquele peixe, mas minha filha, que tem sete anos, ficou morrendo de medo, e não queria nem passar por perto", contou Hyasmin.


O seu chifre e seus dentes tortos foram o que mais chamaram a atenção dos banhistas que passaram por ali (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal via Hyasmin Pareja)


A espécie se trata de um peixe-porco (Balistes capriscus), segundo o biólogo marinho Eric Comin, que contou ao g1. Seu corpo é comprido na lateral e ele possui nadadeiras dorsal e anal grandes, que são utilizadas por ele como forma de locomação.

O especialista afirmou que essa espécie vive solitária ou em cardumes e tem o costume de se alimentar de ouriços, crustáceos, esponjas, pólipos de corais e em alguns casos, algas e zooplâncton.

Apesar de parecer inusitado, Eric explicou que o peixe é o conhecido popularmente como ‘porquinho’, comum nas porções em bares na costa paulista.

"Pelo fato de ela [Hyasmin] ter encontrado só a cabeça do bicho na praia, indica que ele já havia sido limpo, e já tinham tirado o filé", disse.

O especialista ressaltou que, a espécie tem uma grande demanda de pesca, tanto industrial quanto amadora. Além do consumo de seu filé, seus dentes são muito fortes, servindo como instrumento para quebrar ouriços, conchas, crustáceos e até casca de caranguejo.

 

Foto Destaque: Peixe-porco, já morto há alguns dias antes do registro Créditos: Reprodução/ Arquivo Pessoal via Hyasmin Pareja

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo