Money

Especialistas informam 5 dicas para organizar o mercado em baixa

Especialistas informam e destacam cinco dicas para realizar o rebalanceamento da carteira de investimentos e organizar investimentos quando o mercado estiver em baixa. /

17 Jun 2022 - 11h00 | Atualizado em 17 Jun 2022 - 11h00
 Especialistas informam 5 dicas para organizar o mercado em baixa  Lorena Bueri

O rebalanceamento periódico é uma ótima maneira de manter uma carteira de investimento equilibrada e especialistas no assunto afirmam que é necessário uma revisão semestral, apesar de mudanças no cenário macroeconômico e vida particular do investidor que agilizam o processo. Os mesmos especialistas apontam cinco dicas para realizar o balanceamento da carteira de investimento.

A primeira dica se trata da diversificação, que é umas das maneiras de diminuir o risco de uma carteira de investimentos, todavia, é necessário que ela seja realizada com embasamento e propósito. Um dos erros mais frequentes entre investidores novatos é diversificar com o propósito de aumentar a exposição a mais empresas. Uma boa estratégia estipulada e compreender a função de cada ativo no portfólio é uma excelente maneira de começar.

Analistas indicam que movimentos bruscos podem levar o investidor a tomar péssimas decisões. Entre essas decisões estão: vender um ativo por um preço menor que comprador e pagar impostos irrelevantes por causa dessas vendas. É importante fazer mudanças graduais, sem tomar decisões precipitadas ou pela vontade momentânea, informam especialistas. 


Financeiro(Reprodução/Pixabay)


A terceira dica está ligada a utilizar dinheiro novo ao invés de vender ativos para rebalancear os investimentos. Aportar um dinheiro reservado para equilibrar novamente mensalmente as posições, que podem ser distribuídas pelas empresas em forma de dividendo ou juros sobre capital próprio. Essa maneira ajuda a evitar pagar impostos ou taxas com vendas inapropriadas além de diminuir as movimentações.

Usar o limite de tolerância consiste no investidor equilibrar uma classe de ativos toda vez que desvia de uma alocação pré-determinada. Podendo assim aderir um limite de 20% e 10% será destinado a sua carreira de empresas tecnologias, o processo se repetirá quando a classe de ativos ficar abaixo de 8% ou acima de 12%.  A vantagem de utilizar esse método é diminuir decisões geradas pelo calor do momento. 

Estar ciente da sua tolerância ao risco é outro fator imprescindível quando se trata de tomar decisões em relação à composição da carteira de investimentos. É recomendado em momentos de baixa no mercado  vender o excedente das aplicações em renda variável e reaplicar em outras modalidades para manter uma margem na segurança. Exemplos dissa são a renda fixa, multimercado e câmbio

Foto Destaque: Mercado. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo