Saúde

Especialista lista cuidados para proteger a pele

Na praia ou na cidade, o uso do filtro solar e acessórios de proteção deve ser diário

03 Fev 2023 - 14h15 | Atualizado em 03 Fev 2023 - 14h15
Especialista lista cuidados para proteger a pele Lorena Bueri

O verão está no auge e o calor está intenso em todo o País. Nesta época do ano, a tendência é que passemos mais tempo ao ar livre nos expondo de maneira importante aos raios solares. Com isso, alguns problemas de pele começam a surgir. Por isso, a especialista Fernanda Pazian, docente do curso de Estética e Cosmética da Universidade Anhembi Morumbi, faz o alerta: “a exposição solar excessiva é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele”, enfatiza.

Entre as várias medidas de proteção à radiação solar, o uso de filtros solares previne o surgimento dos cânceres de pele. A recomendação é aplicar o filtro solar com fator de proteção mínimo número 30. “Essa fotoproteção é necessária diariamente, principalmente em regiões do corpo que ficam constantemente expostas ao sol, como o rosto, pescoço, colo e braços”, enfatiza. Outra opção, que é também a mais recomendada para bebês de 6 meses a dois anos de idade, é o uso de filtros solares físicos (também conhecidos como mineral), por serem menos alergênicos em relação aos filtros químicos. Bebês menores de seis meses não devem passar protetor solar, nem serem expostos ao sol.

É válido lembrar que, seja físico ou químico, o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas quando há exposição solar, após mergulhos e suor intenso.

Além disso, inclua na rotina de crianças e adultos o uso de chapéus, óculos escuros e roupas adequadas, evitando a exposição solar exagerada. Caso opte por roupas com fator de proteção, a especialista indica escolher peças verificadas, com as informações adequadas na etiqueta, bem como o FP. Esse tipo de peça passa pela produção a partir de fibras específicas ou aditivos que conferem a proteção extra. A lavagem dessas peças deve ser feita de acordo com o fabricante, uma vez que o tempo de vida útil desses materiais são dependentes disso, bem como do tempo de uso.

Roupas comuns também ajudam a proteger a pele, formando uma barreira física. Neste caso, apesar de não favorecer em dias quentes, as melhores opções para proteção efetiva são os tecidos mais grossos e escuros.

Se possível, fuja do sol nos horários de maior índice de raios ultravioletas, entre 10h e 16h. Uma regra que pode auxiliar a identificar quando é preciso evitar o sol é a da sombra: o sol é mais danoso quanto menor é a sombra da pessoa em relação à sua altura.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo