Especialista em ações, Fabio Baroni mostra como investir durante a Pandemia

Publicado 01 de Jul de 2021 às 09:15

Os anos de pandemia tem assustado o investidor brasileiro, diante de um cenário nunca antes visto na história recente. Várias ações do índice despencaram desde o seu topo histórico, mas algumas já mostram certa recuperação. De qualquer forma, o investidor brasileiro que corre para a bolsa de valores em busca de maiores ganhos por conta de baixos níveis nas taxas de juros, fica na dúvida se o mercado pode proporcionar uma boa remuneração de seu capital.

“A melhor postura para adotarmos diante de crises ou incertezas é sempre o de acumular ativos que consigam gerar bons fluxos de caixa recorrentes. Encontramos isso aos montes na bolsa de valores brasileira, especialmente em épocas mais turbulentas, diz Fabio Baroni, sócio fundador do Ações Garantem o Futuro”.

Segundo Baroni, a estratégia de comprar de forma consistente ações de boas empresas pagadoras de dividendos na bolsa, permite ao investidor navegar tranquilo em momentos mais críticos. 

“A pandemia de fato assusta a todos nós e lamentamos profundamente o que está acontecendo. Nossa postura de mercado no entanto, continua a mesma de sempre: comprar bons ativos a bons preços que historicamente pagam bons dividendos. Enxergamos boas oportunidades especialmente em empresas que sempre se mostraram resilientes mas apresentaram boa queda em suas cotações”.


Fabio Baroni. (Foto:Reprodução/Internet)


Fabio explica que as baixas cotações deveriam ser comemoradas e aproveitadas pelos investidores já que na prática, há a oportunidade de adquirir mais participações nas empresas, com menos recursos.

“O brasileiro tem medo de queda nas ações, mas deveria ser o contrário. Quando você compra ações de uma empresa, está se tornando um pequeno dono do negócio e você começará a receber participação nos lucros, o que chamamos de dividendos. Suponha que determinada ação custe 10 reais e historicamente pague 1 real de dividendos. Portanto, com 10 reais você consegue comprar uma ação. Se ela cai em algum momento de 10 para 5, você consegue comprar o dobro de ações com os mesmos dez reais. Com duas vezes mais ações, você ganha duas vezes mais dividendos afinal, os dividendos são pagos baseado no número de ações que você possui em carteira”.

A pandemia balançou os mercados desde o primeiro caso confirmado (dia 26 de fevereiro de 2020) mas uma das retrações mais intensas aconteceu no Brasil, cerca de 56% acompanhado de seis circuit breaker, mecanismo usado para interromper as negociações quando o mercado passa por uma queda acentuada. 

Apesar disso, várias ações de diversos setores já apresentam melhora substancial por conta de uma retomada que já conseguimos enxergar em função das vacinações em massa e a reabertura gradativa da economia global.

Deixe um comentário