A escova elétrica é uma ferramenta relativamente nova em comparação com os meios tradicionais de higiene bucal, ela promete uma melhor limpeza da boca e já conquistou vários adeptos, no entanto, algumas pessoas ainda relutam em usá-la por terem muitas dúvidas sobre o uso e eficácia do aparelho.
Alguns modelos podem chegar a milhares de reais, enquanto a escova de dentes tradicional pode ser comprada por menos de 5 reais, para justificar um preço tão caro assim, a escova de dentes elétricas realmente limpa melhor os dentes do que a tradicional?
No início de 2022, o site britânico “Wich?” realizou uma pesquisa relacionada a esse tema, onde analisou escovas de dente elétricas seguindo diversos critérios, como conforto, facilidade e remoção de placa dos dentes.
Escova de dentes elétrica apresenta eficácia similar à tradicional (Foto: Reprodução/Guia Bem-Estar)
De acordo com o resultado dos estudos, modelos mais baratos das escovas elétricas apresentam níveis de remoção de placa similares ao de modelos mais caros, mostrando que o mais caro nem sempre é mais eficaz.
No entanto, as escovas elétricas também não se diferem muito das escovas de dente tradicionais, em questão de limpeza os dois modelos apresentam resultados bem parecidos de remoção de placa dos dentes.
Ou seja, por questões de afinidade, praticidade ou gosto pessoal as escovas de dente elétricas podem ser escolhidas por algumas pessoas, mas a crença de que elas removem mais impurezas da boca e colaboram para uma maior higiene bucal é mito, ela remove a mesma quantidade de placas dos dentes que a escova tradicional.
Qual tipo de escova você prefere usar?
Foto Destaque: Mulher usando escova de dentes elétrica. Repprodução/ Odonto System