Esportes

Escócia e Ucrânia se enfrentam em disputa por vaga na Copa do Mundo

A Escócia e a Ucrânia entram em campo pela repescagem europeia para a Copa do Mundo. Confronto será a primeira partida oficial disputada pela Ucrânia desde o início da guerra.

01 Jun 2022 - 09h40 | Atualizado em 01 Jun 2022 - 09h40
Escócia e Ucrânia se enfrentam em disputa por vaga na Copa do Mundo  Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (1), Escócia e Ucrânia se enfrentam às 15h45 (de Brasília), na Escócia, pela semifinal da repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O vencedor do confronto encara o País de Gales, em Cardiff, no próximo domingo (5), valendo vaga no Grupo B da Copa, que é formado por Estados Unidos, Inglaterra e Irã. 

A classificação para o Mundial no Catar é vista como um fio de esperança para o povo ucraniano que sofre há mais de três meses com a guerra em seu país. Oleksandr Petrakov, técnico da Ucrânia, tentou se juntar ao exército após a invasão russa, contudo, seu desejo foi rejeitado pelos militares, que alegaram que Petrakov tinha uma tarefa mais importante a realizar: levar o país à Copa do Mundo. 

Em maio, a seleção conseguiu disputar três amistosos, contando apenas com jogadores que atuam na Ucrânia. No primeiro jogo, venceu o Borussia Mönchengladbach por 2 a 1, e no segundo, derrotou a equipe do Empoli por 3 a 1. No último duelo, empatou com o HNK Rijeka, da Croácia, por 1 a 1. Ao fim da temporada europeia, jogadores como Zinchenko, Yarmolenko e Yaremchuk, que atuam fora do país, se juntaram à seleção.  


Ucrânia encara a Escócia em busca de sua segunda participação em Copas do Mundo. (Foto: Reprodução/ Alberto Pizzoli/ Pool/ AFP)


O meia ucraniano, Alexander Pikhanolok, garantiu que este é o jogo mais importante da história do país. Além dele, o lateral Zinchenko também falou sobre o confronto e o momento difícil que vive a Ucrânia: 

“Todo ucraniano tem o sonho de parar a guerra. Falei com crianças ucranianas, elas não entendem nada, mas dizem uma coisa: ‘Eu sonho que a guerra acabe’. No futebol, também temos um sonho. O sonho é ir à Copa do Mundo e dar essa emoção ao povo ucraniano neste momento tão difícil. Porque eles merecem”, disse Zinchenko. 

Do outro lado, a Escócia busca sua primeira classificação para a Copa do Mundo desde 1998. A seleção do Reino Unido chega ao jogo à semifinal da repescagem com uma sequência de seis vitórias consecutivas nas Eliminatórias. Com 23 pontos, a Escócia ficou na vice-liderança do Grupo F. O principal destaque do time é o lateral e capitão Robertson, do Liverpool, que comentou sobre a disputa contra a Ucrânia: 

Quando você assiste (imagens da guerra), é horrível. Você não pode evitar, mas precisamos tentar separar isso. Não posso imaginar o que eles estão passando, mas devemos estar prontos para a batalha. Como jogadores, queremos ir à uma Copa do Mundo”, afirmou o Robertson, em entrevista à BBC. 

O jogo será transmitido pela TNT Sports (TV fechada) e pelo Estádio TNT Sports (streaming). 


Escócia recebe a Ucrânia e tenta ir pela primeira vez a um Mundial desde 1998. (Foto: Reprodução/ Reuters)


 

Ficha técnica da partida 

 

ESCÓCIA X UCRÂNIA 

Data: Quarta-feira, 1 de junho de 2022 

Hora: 15h45 (de Brasília) 

Local: Estádio Hampden Park, em Glasgow (ESC) 

Transmissão: TNT Sports e Estádio TNT Sports 

 

Prováveis escalações 

ESCÓCIA: Craig Gordon; Jack Hendry, Grant Hanley e Liam Cooper; Stephen O’Donnell, Scott McTominay, Callum McGregor e Robertson; John McGinn e Lyndon Dykes. Técnico: Steve Clarke. 

Desfalques: Kieran Tierney e Ryan Jack (lesionados). 

UCRÂNIA: Pyatov; Karavaev, Zabarnyi, Matviyenko e Mykolenko; Malinovskyi, Stepanenko e Zinchenko; Yarmolenko, Yaremchuk e Tsygankov. Técnico: Oleksandr Petrakov. 

Desfalques: Nenhum. 

 

Foto Destaque: Seleção da Ucrânia entra em campo com mensagem pedindo o fim da guerra no país. Reprodução/ Getty Images. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo