Tech

Equipamento italiano será mandado para Marte em busca de encontrar vida no planeta

A missão será feita após pesquisadores descobrirem que o equipamento tem capacidade de detectar substâncias orgânicas, além de estudar subsolo marciano e mineralogia

15 Mai 2023 - 11h20 | Atualizado em 15 Mai 2023 - 11h20
Equipamento italiano será mandado para Marte em busca de encontrar vida no planeta Lorena Bueri

A Agência Espacial Europeia (ESA) pretende mandar um instrumento italiano chamado Ma_Miss a bordo do rover Rosalind Franklin em 2028 na missão ExoMars, em busca de descobrir se há ou se já teve vida neste planeta. Este instrumento teve a potência de encontrar formas de vida demonstrada em estudo do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, da Agência Espacial Italiana e da Universidade Aix-Marselha na França.

Após os pesquisadores concluírem uma fase de testes, eles mostraram que o espectrômetro consegue fazer a detecção de substâncias orgânicas presentes no espaço também, o que foi uma surpresa para todos, pois inicialmente o equipamento italiano fabricado pela aeroespacial Leonardo havia sido projetado apenas para estudar as propriedades físicas do subsolo marciano e a mineralogia.

O pesquisador do Inaf e primeiro autor do estudo, Marco Ferrari, explicou sobre o teste feito no equipamento para saber se ele poderia detectar a presença de substâncias orgânicas também, "Havíamos nos perguntado se o Ma_Miss poderia nos dar alguma informação não apenas mineralógica, mas também relativa à presença de substâncias orgânicas diretamente no subsolo. E a resposta foi positiva".


O planeta vermelho será verificado em busca de material orgânico (Foto: Reprodução/Aynur Zakirov/Pixabay/Radio Itatiaia)


As análises feitas pelo Ma_Miss no subsolo marciano não irão ser capazes de modificar as amostras e caso haja a detecção de material orgânico, teremos uma prova concreta da existência de vida atual ou passada em Marte.

A responsável científica do instrumento na ASI e coautora do estudo, Eleonora Ammannito, detalhou qual era o objetivo inicial do equipamento e como descobriram que ele pode ir além, "Inicialmente, a tarefa do Ma_Miss era fornecer um contexto mineralógico para as amostras coletadas, mas mostramos que ele pode fazer muito mais, ou seja, fazer a identificação direta de alguns tipos de material orgânico".

Com toda está análise feita em cima do instrumento italiano podemos concluir que ele achará vida em Marte caso tenha, e claro torcemos para que isto aconteça também. Daqui cinco anos saberemos o resultado desta missão.

Foto destaque: O equipamento irá para Marte em 2028. Reprodução/Ansa Brasil.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo