A seleção do Equador surpreendeu a Holanda na tarde desta sexta-feira (25). Os equatorianos, apesar de terem saído atrás no placar, criaram muito mais oportunidades de gol, incomodando a saída de bola holandesa e por pouco não conseguiram a vitória de virada. No final, a partida terminou em 1a1, com ambas as seleções tendo boas chances de classificação para a próxima fase.
Primeiro Tempo
Quando a bola rolou no estádio Khalifa, o cenário que se esperava com a Holanda se sobressaindo sobre o Equador, só prevaleceu durante os cinco minutos iniciais. Após bom passe do zagueiro Aké, Klaassen fez o pivô e o jovem meia atacante Cody Gakpo de canhota soltou uma bomba para gol, abrindo o placar na partida.
A partir daí, o jogo mudou completamente. A seleção equatoriana partiu para cima dos holandeses, e começaram a incomodar o gol defendido pelo goleiro Noppert. Aos 31, Enner Valencia recebeu lançamento no lado esquerdo, partiu para cima do lateral Dumfries e chutou, obrigando o goleiro holandês a fazer boa defesa.
No final da primeira metade, aconteceu o lance de maior polêmica na partida. Após escanteio rebatido pela Holanda, o ala direito Preciado chutou, mas a bola contou com um desvio no meio do caminho do ala esquerdo Estupiñan, e a bola foi parar no fundo das redes. Entretanto, o bandeirinha marcou impedimento no lance, do zagueiro Porozo. A arbitragem viu interferência do jogador equatoriano na jogada, bloqueando o campo de visão do goleiro holandês, e o jogo seguiu 1a0 para a Holanda.
A arbitragem marcou impedimento de Estupiñan no gol anulado do Equador. Reprodução/Twitter
Segundo Tempo
Após o intervalo, o Equador voltou com o mesmo ímpeto da primeira metade. Aos 48, após boa roubada de bola, Estupiñan recebeu bom passe no lado esquerdo e chutou cruzado. O goleiro Noppert deu rebote e Valencia livre, empatou o jogo para os equatorianos.
Os sul-americanos se aproveitaram da atuação ruim da Holanda e continuaram pressionando os europeus. Aos 58, a zaga holandesa cortou uma primeira tentativa de chute de Enner Valencia, mas a sobra ficou com o ponta direita Plata, que chutou forte de canhota e a bola foi parar no travessão, e por pouco o Equador não virou a partida.
Depois do início equatoriano avassalador, a partida deu uma esfriada, com ambas as seleções tendo dificuldades de criar chances claras de gol, e assim se sucedeu até o final.
Lances do empate entre Holanda e Equador. Reprodução/YouTube
Panorama das seleções no Grupo A
Com o empate, Equador e Holanda estão empatados na primeira posição do grupo com 4 pontos cada. Na próxima rodada, a Holanda enfrenta a seleção do Qatar, que com a derrota de hoje para Senegal por 3a1, está matematicamente eliminada do Mundial. Já o Equador terá um jogo de "vida ou morte" contra Senegal, quem ganhar estará classificado para as oitavas de final da Copa.
Foto Destaque: Equador e Holanda empataram pela segunda rodada do grupo A. Reprodução/Twitter