Notícias

Entenda sobre a Demência Frontotemporal, doença que afeta o ator Bruce Willis

O protagonista do filme "Duro de Matar" estava aposentado por causa da afasia, que já tratava-se de um distúrbio de demência, segundo os atuais exames médicos.

17 Fev 2023 - 19h52 | Atualizado em 17 Fev 2023 - 19h52
Entenda sobre a Demência Frontotemporal, doença que afeta o ator Bruce Willis Lorena Bueri

O ator Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT). A condição foi confirmada por familiares em comunicado divulgado nas redes sociais na última quinta-feira (16).


Demência frontotemporal (Foto: Reprodução/ Wikipédia)


Bruce já havia se aposentado, em 2022, devido a afasia: distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de linguística. Porém, isso já era um dos sintomas da demência frontotemporal.

Demência Frontotemporal:

Segundo a médica neurologista Helena Fussiger, a DFT trata-se de uma doença neurodegenerativa que causa a perda progressiva das funções cerebrais e não possui cura.

Fussiger destaca que a afasia pode ocorrer por acidentes no cérebro ou tumores que atingem áreas cerebrais de linguagem.

“O principal é o tratamento sintomático e multidisciplinar (médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas”. Apesar de a maioria das demências serem marcadas por acúmulo de proteínas anormais no tecido cerebral, cada uma delas tem um tipo específico (ou mais de um0 de proteína, sendo essa a marca da doença. A DFT também é uma demência mais rara e tem um componente genético (hereditário) mais significativo que o Alzheimer, por exemplo”, explica.

A condição abrange uma série de doenças e sintomas, que progridem. Entre elas estão: Personalidade alterada; Comportamento social prejudicado; Dificuldade da regulação das próprias emoções e impulsos.

De acordo com o neurologista com especialização em neuro-oncologia do Hospital Albert Sabin, Leonardo de Sousa Bernardes, o paciente pode apresentar delírios e até sentir a sensação de que está sendo perseguido. As atitudes de quem lida com a condição começam a transitar entre os extremos: ou ocorre uma alta desinibição ou apatia e depressão.

Para concluir um diagnóstico é necessário analisar os sintomas que o paciente apresenta e realizar uma série de exames complementares de imagem, como tomografia, ressonância e PET para confirmar a hipótese e excluir outras causas.

Foto destaque: Bruce Wilis. Reprodução/Yahoo Vida e Estilo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo