Saúde

Entenda quando usar máscara contra Covid e se é seguro ficar sem ela nos espaços abertos

A obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid começa a cair progressivamente, alguns estados brasileiros liberaram o não uso da máscara em locais abertos. Saiba quando usar máscara e se é seguro ficar sem ela nos espaços abertos!

05 Mar 2022 - 14h54 | Atualizado em 05 Mar 2022 - 14h54
Entenda quando usar máscara contra Covid e se é seguro ficar sem ela nos espaços abertos Lorena Bueri

A obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid começa a cair progressivamente no Brasil e já é uma realidade em países como os EUA e França. Alguns estados brasileiros liberaram o não uso da máscara em locais abertos. De acordo com especialistas, mesmo em espaços abertos há casos em que o cuidado precisa ser mantido, porém, existem sim, dados que podem basear a retirada das máscaras em determinados espaços.

Vitor Mori, pesquisador na Universidade de Vermont e membro do Observatório Covid-19 BR, afirma que menos de 1% das transmissões da COVID acontecem em lugares abertos, nesta perspectiva é plausível a liberação das máscaras nesses lugares. Entretanto, Vitor explica que os governantes e órgãos não podem apenas flexibilizar, há necessidade de uma comunicação efetiva com a população de que ao ar livre não é risco zero, e uma exigência maior do uso de máscaras em lugares fechados. 


Máscara jogada no chão de Washington, capital dos EUA (Foto: Reprodução/Kevin Lamarque/Reuters)


De acordo com especialistas, mesmo com as novas ordens de flexibilização do uso das máscaras, muitos ainda defendem que em espaços fechados e com excesso de pessoas é necessário exigir o uso de máscaras. Mesmo nos Estado Unidos, onde houve a liberação em regiões com bons indicadores, o governo federal exige o uso de máscaras em outros transportes públicos.

Segundo Carlos Zárate-Bladés, imunologista e pesquisador do Laboratório de Imunorregulação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é preciso que a população entenda que não existe um lugar “100% seguro”, mas sim uma forma de exposição que oferece menos riscos, ou seja, deve se ter uma consciência de comportamentos de menos riscos, não locais. 

O imunologista ainda ressalta que, devido ao vírus se espalhar por microgotículas que são exprimidas através da fala e da respiração, quando o ambiente é fechado elas podem ficar por até duas horas no ar, tempo suficiente para serem inaladas por outras pessoas e se explorarem. 

Foto Destaque: Prefeituras flexibilizam uso de máscaras. Reprodução/Fabiano Rocha/Agência O Globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo