Mundo Pet

Entenda quais cuidados ter com o pet no verão

O calor pode prejudicar os animais de estimação. Para que eles não sofram tanto no verão, alguns cuidados são essenciais. Confira dicas de como refrescar os pets.

30 Jan 2023 - 11h00 | Atualizado em 30 Jan 2023 - 11h00
Entenda quais cuidados ter com o pet no verão Lorena Bueri

As altas temperaturas estão sempre presentes no verão brasileiro. Os períodos de calor extremo exigem cuidados especiais também com os animais de estimação, que costumam sentir bastante essas mudanças climáticas.  Mas é preciso estar atento a quais práticas realmente são indicadas para refrescar o seu pet, senão você corre o risco piorar a situação. 

“Os animais não apresentam glândulas sudoríparas para liberação do calor e a transpiração ocorre pela boca, através da língua, enquanto os gatos transpiram pelas almofadinhas das patas”, explica a médica veterinária responsável pela plataforma de teleorientação veterinária, TioChico, Fernanda Loss. A veterinária orienta ainda que a hidratação é essencial, visto a importância da reposição do que foi perdido através do suor. Para isso, a dica é colocar vários potinhos de água espalhados pela casa, pedrinhas de gelo na água e fazer trocas constantes para que permaneça sempre fresquinha.

“O momento do passeio requer atenção. O melhor é evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, pois neste horário os raios solares são mais intensos. Atenção também à temperatura do chão. Se for muito quente para você, estará para o seu pet. O uso de protetor solar também é recomendado para os pets e as roupas não devem ser usadas. O piso frio e o gramado são aliados para os dias quentes, mas ambientes abafados e pouco arejados devem ser evitados”, recomenda Fernanda. 

Banhos, uso de tapete refrescante e tosa são outras ótimas opções para amenizar o calor. “Apesar do que muitos tutores acreditam, a tosa pode ter um papel fundamental na amenização do calor, pois apesar da pelagem funcionar como barreira para as altas temperaturas, o que está retido também não sai. A situação é bem semelhante à nossa ao usar um casaco de pele durante o verão. Portanto, se o pet não tem alguma predisposição genética a ter problemas com crescimento de pêlo ou doenças de pele, não há contraindicação para a tosa”, esclarece a veterinária. 

Fernanda orienta que em temperaturas elevadas a atenção com os pets deve ser redobrada, principalmente se o pet for um braquiocefálico. E, se necessário for, o uso de ar-condicionado e ventilador podem contribuir para o bem-estar do animal de estimação.

O empresário e idealizador do projeto, Cláudio Goldsztein, destaca a importância do tutor poder contar com um veterinário para orientá-lo no cotidiano. “Dúvidas como essa podem ser facilmente esclarecidas com o acompanhamento e orientação periódica de um médico veterinário, que irá recomendar exatamente o que o pet precisa de acordo com a sua necessidade individual. E o TioChico nasceu justamente dessa necessidade que sentimos do mercado. Oferecemos muito mais que atendimento de emergência, acompanhamos o animal de estimação em todas as fases e orientamos sobre todos os assuntos. Para proporcionar assim, uma real qualidade de vida”, destaca. 

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo