Cinema/TV

Entenda os motivos pelo qual o filme Avatar demorou 12 anos para retornar

Avatar ficou sem continuação por 12 anos, até que nos últimos dias Avatar 2 ganhou um trailer e o anúncio de um terceiro filme já quase finalizado. Entenda os motivos que puderam influenciar nessa demora.

17 Jan 2022 - 09h55 | Atualizado em 17 Jan 2022 - 09h55
Entenda os motivos pelo qual o filme Avatar demorou 12 anos para retornar Lorena Bueri

Há 12 anos atrás, o mundo se deparava com uma revolução estética no cinema, principalmente nos filmes que demandam um alto nível e quantidade de efeitos especiais. Estreava, em dezembro de 2009, no mundo todo, o filme Avatar, do diretor e produtor James Cameron, trazendo junto o efeito 3D. Como um sucesso mundial, levando o título de "A Melhor Bilheteria da História do Cinema", muito se especulou e se esperou pela continuação. Hollywood quase sempre transforma seus blackbusters de sucesso em sequencias, mas isso não aconteceu com a Avatar por 12 anos, no entanto, há alguns fatores que podem explicar porque a sequencia de Avatar demorou tanto para ser feita.

Duranto o painel da Austrian World Summit, James Cameron revelou que os dois filmes da sequencia de Avatar já estão quase prontos. De acordo com Cameron, o Avatar 2 já está 100% concluído e o Avatar 3 está bem perto disso. Avatar 2 já tem um trailer, de acordo com a sinopse já publicada: O filme mostrará o mundo subaquático de Pandora, e explorará como Jake lida com o retorno dos humanos e das empresas de mineração no ecossistema de Pandora. Veja: 


">

Trailer de Avatar 2. (Reprodução: Universal Fox Studio)


Para Cameron, o fator tecnologia sempre foi importante para Avatar. Com o 2° filme da franquia explorando o mundo subaquático de uma civilização completamente criada por feitos especiais. Temas subáquáticos  parecem fascinar muito o diretor, já que ele leva Titanic e Fantasmas do Abismo em sua carreira. Fazer filmes com efeitos subaquáticos sempre foi difícil para o cinema, até mesmo fotografar e capturar movimentos tem uma grande dificuldade nos sets. O Avanço tecnológico que o cinema chegou hoje, pode ser uma dos pontos influenciáveis para Avatar só ter uma sequencia anunciada 12 anos depois, nos últimos dias de hoje. Perfecicionista e ambicioso como James Cameron é, o diretor de Titanic e Alien pode ter esperado o aprimoramento da tecnologia para, sendo assim lançar a sequência e, quem sabe, lançar outro filme trazendo uma nova revolução na estética e computação gráfica.

Em 2011, James Cameron assumiu que queria rodar a sequencia de Avatar em uma taxa de quadros mais alta (é um recurso do cinema que permite o filme rodar em velocidade mais rápida que a padrão, que é de 24 quadros por segundo, fps), recurso utilizado por Peter Jackson em 2012 no filme O Hobbit. Já em 2016, o diretor de Avatar assumiu o desejo de lançar um filme 3D sem o óculos. 

Outro ponto que pode ser influenciável, é que James Cameron queria ter todos os roteiros prontos. Em 2017, em entrevista ao Vanity Fair, Cameron afirmou que cada sequencia tem ligação com os anteriores e não poderiam funcionar de outro jeito."Os roteiros levaram quatro anos [para ficar prontos]. Você pode chamar isso de atraso, mas não é realmente um atraso, porque desde o momento em que apertamos o botão para realmente fazer os filmes, estamos funcionando perfeitamente — por causa de todo o tempo que tivemos para desenvolver o sistema. Não estávamos perdendo tempo, estávamos investindo no desenvolvimento de tecnologia e design. Então, quando todos os roteiros foram aprovados, tudo estava projetado. Cada personagem, cada criatura, cada cenário."

Foto Destaque: Avatar 2, poster promocional. Reprodução: Universal Fox Studio

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo