Beleza

Entenda o skin cycling e porque ele pode ser bom para sua pele

A teoria do Skin Cycling foi desenvolvida pela Dr. Whitney Bowe e consiste em deixar a pele descansar por alguns dias, ou seja, não aplicar uma rotina de skincare diariamente, quando esta inclui o uso de ácidos como o retinol e vitamica c.

04 Mar 2023 - 10h07 | Atualizado em 04 Mar 2023 - 10h07
Entenda o skin cycling e porque ele pode ser bom para sua pele Lorena Bueri

A teoria do Skin Cycling (ciclo da pele, em tradução livre) se popularizou no final de 2022 e foi desenvolvida pela dermatologista norte americana Dr. Whitney Bowe com o objetivo de trazer o que ela chama de “O novo natural” e suavizar as rotinas de skincare.

O skincare (cuidado com a pele) é bastante popular e várias rotinas são difundidas na internet, para tipos diferentes de pele e com inúmeros produtos, existem rotinas que levam de 15 a 20 minutos pela manhã e outras que podem levar a quase 1h, como por exemplo, a skincare coreana que tem mais de 10 passos. A teoria da Dra. Bowe não é contrária ao skincare, pelo contrário, ela sugere apenas que haja uma moderação.


Foto: modelo cuidando da pele (Reprodução/blosbcm.edu).


Entenda o Skincycling:

O método consiste no rodízio de produtos a serem aplicados durante a rotina de skincare, ou seja, não aplicar certos produtos todos os dias para não sobrecarregar a pele e deixa-la respirar.

Segundo a dermatologista brasileira, Dra. Vanessa Perusso, o skincycling é muito benéfico, pois normalmente a pele tem várias necessidades de tratamento, mas se os produtos forem usados todos de uma vez, numa mesma rotina, a pele tende a não absorver da maneira adequada porque são vários princípios ativos juntos.

A especialista explica que o uso de dois ácidos ao mesmo tempo, como vitamina C e ácido glicólico ou retinol, em altas concentrações, pode causar irritação e sensibilidade na pele, indo totalmente na contramão do efeito esperado de uma skincare.

A Dr.Bowe acredita que é preciso alternar as noites de uso de diferentes ácidos e nas outras focar na hidratação. Já pela manhã ele recomenda 3 passos indispensáveis: limpar, hidratar e proteger. É claro que se trata apenas de um cuidado e manutenção da pele, por isso o skincycling não é indicado para tratamentos de manchas ou para uma pele acneica, nestes casos é recomendado fazer o tratamento diretamente com um especialista.


Foto: Ciclo da pele: Domingo, esfoliação;segunda, aplicação do ácido; terça e quarta, recuperação (Reprodução/Simpleorganic.com)


O cycling deve ser feito no período noturno, visto que ácidos esfoliantes e retinóis são fotossensíveis, além disso a médica ressalta a importância de seguir uma ordem: esfoliação na primeira noite, aplicação do ácido na segunda noite (a esfoliação garante uma absorção mais efetiva do ácido pela pele), e hidratação nas próximas 2 noites.

O rodízio é considerado universal e pode ser adotado por pessoas com diversos tipos de pele, idades e estilo de vida, além de ser mais barato a longo prazo, pois o uso dos produtos ativos deixa de ser diário. A ideia é equilibrar os dias de hidratação e de aplicação dos ácidos para manter a barreira cutânea de proteção intacta sem uma sobrecarga de produtos.

Cabe ressaltar que consultar um profissional é indispensável para saber quais os melhores ácidos e hidratantes para sua pele e se há necessidade de algum tratamento específico.


Foto: Dra. Whitney Bowe (Reprodução/Instagram).


A Dra. Whitney Bowe é uma médica renomada na área, graduada pela Universidade da Pensilvânia, já esteve na cobiçada lista de Super Doutores de Nova York, escreveu mais de 40 artigos na área e tem a patente de um tratamento de acne derivado de bactérias. Atualmente ela é CEO da DWB (Doctor Whitney Bowe Beaty), sua empresa de cosméticos focada em cuidados com a pele e rejuvenescimento.

Foto Destaque: modelo lavando o rosto (Reprodução/Site goodhousekeeping).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo