Moda

Entenda o significado do Look de Janja para a posse de Lula

A primeira dama usou um conjunto com colete, blazer e calça para a posse, o look assinado pela estilista gaúcha Helô Rocha contou com elementos que representa a brasilidade, confira:

02 Jan 2023 - 10h50 | Atualizado em 02 Jan 2023 - 10h50
Entenda o significado do Look de Janja para a posse de Lula Lorena Bueri

O look da primeira dama, Rosângela Silva, 56, durante a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva foi cheia de significados, quebrou padrões e ainda fez um marco na história brasileira. Esse look foi bem diferente de outros usados pelas primeiras-damas, isso porque ela optou por um conjunto com calça, sendo a primeira mulher de um presidente na história a não usar um vestido durante a cerimônia. 


Look de Janja e Lu Alckmin para a cerimônia de posse. (Reprodução/Lilian Pacce/Instagram)


A sua roupa representa também a luta pelos direitos das mulheres, a independência e igualdade. A socióloga expressou sobre o seu look em uma entrevista para a Vogue: “Queria vestir algo que tivesse simbolismo para o Brasil, para os estilistas, para as cooperativas e para as mulheres brasileiras”, disse Rosângela. 


Roupa de Rosângela para a cerimônia de posse. (Reprodução/Edson Honda/Instagram)


 

O figurino escolhido por Janja foi desenhado pela estilista gaúcha Helô Rocha, que também fez o look do seu casamento. O tecido escolhido foi o crepe de seda, tingido naturalmente com cajú e ruibarbo, que resultou em um tom bem claro de dourado. Os bordados foram feitos de palhas brasileiras, pelas mulheres de Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte.

 


Comentário sobre o traje de Janja via Twitter (Reprodução/Felipe Vasconcelos/Twitter)


 

Além disso, a primeira-dama ressaltou a importância da moda: “A moda não é só um aspecto muito importante da cultura brasileira como é um motor da economia. Quero carregar os estilistas brasileiros aonde for. Mostrar para o mundo, abrir portas de comércio, de oportunidades. Se puder contribuir, vou ajudar”, disse Rosângela para a Vogue. 

O seu traje foi bastante comentado nas redes sociais, muito elogiado por diversas pessoas, no Twitter, houve muitos elogios e comentários sobre ela quebrar paradigmas e marcar uma era. No dia a dia, Janja também tem o histórico de usar roupas mais casuais, recentemente, durante uma reunião ela utilizou tênis enquanto o restante das mulheres estavam de salto, o que mostra mais uma vez que ela não vai se adequar aos padrões para agradar os outros. 

 

Foto destaque: Look da primeira-dama para a cerimônia de posse que ocorreu neste domingo. (Reprodução/FFW/Vogue/Edson Honda/Instagram)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo