Empreendedorismo

Entenda o que são os Indicadores de Desempenho e suas funções  

Alguns indicadores comuns incluem crescimento da receita, margens de lucro, taxas de rotatividade de funcionários, índices de satisfação e retenção de clientes, entre outros.

06 Mar 2023 - 13h30 | Atualizado em 06 Mar 2023 - 13h30
Entenda o que são os Indicadores de Desempenho e suas funções    Lorena Bueri

Os indicadores de desempenho comercial são a chave para acompanhar o progresso e o crescimento de uma empresa. Eles medem o sucesso da empresa através de uma série de métricas, incluindo crescimento de vendas, lucratividade, participação de mercado e satisfação do cliente.

Uma das coisas mais importantes a considerar ao medir o desempenho comercial é se você quer medi-lo em uma base absoluta ou em relação a algo mais.

Medidas absolutas rastreiam o desempenho de sua empresa em comparação com outras empresas em sua indústria ou região.

Medidas relativas rastreiam o desempenho de sua empresa em comparação com ela mesma de um período de tempo para outro.


Entenda o que são os Indicadores de Desempenho e suas funções  (Foto:Reprodução/Pinterest)


O primeiro passo no desenvolvimento de indicadores de desempenho empresarial é decidir que métricas serão usadas como referência para medir o sucesso. Alguns indicadores comuns incluem: crescimento da receita, margens de lucro, taxas de rotatividade de funcionários, índices de satisfação e retenção de clientes, dados de participação de mercado (comparando a participação de mercado de sua empresa com outras do setor), retorno sobre o setor investimento (ROI) ao longo do tempo; índices financeiros como retorno sobre os ativos (ROA). Por exemplo, há vários tipos de indicadores de desempenho empresarial. Os indicadores financeiros medem métricas financeiras, tais como receita e lucro. Os indicadores operacionais medem como métricas operacionais, tais como rotação de estoque ou taxa de rotação de funcionários. Os indicadores estratégicos medem métricas estratégicas, tais como a classificação do cliente ou o engajamento dos funcionários.

Uma vez identificados como métricas mais importantes para medir o sucesso em sua empresa, você pode criar um painel de controle que exibe todas as juntas para que você possa ver como cada métrica se compara ao longo do tempo e onde pode haver espaço para melhorias.

Essas métricas podem então ser usadas para medir o sucesso de sua estratégia de negócios e garantir que você mantenha seus objetivos. Por exemplo, se você quiser aumentar a receita em 10% ao longo do próximo ano, mas apenas ver um aumento nos lucros em 7%, isso significa que há espaço para melhorias tanto no aumento das vendas quanto na redução de custos ou em ambos.

Foto Destaque: Entenda o que são os Indicadores de Desempenho e suas funções - Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo