Empreendedorismo

Entenda o que são ecossistemas de negócios

Empresas estão se expandindo e se alinhando com outras, seja do mesmo ramo ou diversificando suas receitas. Isso é chamado de o "ecossistema de negócios'.

01 Abr 2023 - 15h40 | Atualizado em 01 Abr 2023 - 15h40
Entenda o que são ecossistemas de negócios Lorena Bueri

Quando uma empresa consegue diversificar suas fontes de receitas, se renovando e até mesmo se juntando e interagindo com outras como um equilíbrio da natureza, isso é um ecossistema de negócios e todos ganham com isso. Para isso ocorrer de forma equilibrada, as companhias expandem suas atuações e receitas. Dessa forma, surgem novos modelos de negócios. Agregando mais formas de entradas de recursos, junatamente com o valor, surgindo novos modelos e fontes de trabalho, ao mesmo tempo introduzindo novas tecnologias.

O ecossistema de negócios, chega com o estimulo de gerar mais recursos, fazendo com  que as empresas fixem nos seus produtos principais, com um adendo de ampliar seus territórios com uma extensão de marca (quando um fabricante faz novas linhas de produtos da mesma empresa) quanto relativamente distantes do território do qual está seu core business, seja por meio da criação de spin offs ou também aquisições de outros negócios. 


Modelo de estruturas do ecossistema. (Foto: Reprodução/ G1)


Um exemplo de ecossistemas de negócios é a Gympass e a Ambev. Na gympass, vemos uma união de saúde e bem-estar. Empresas se alinham as academias, fecham parcerias e disponibilizam para seus funcionários a opção Gym, assim, ao invés de competidoras elas se tornam aliadas no mercado fitness. O outro exemplo é a Ambev, que diversificou suas receitas e ampliou seu ecossistema ao mesmo tempo se alinhando no digital. Ao criar o Mybees (site para se cadastrar e garatir as parcerias e facilidades da Ambev) como uma extensão da empresa, bares e restaurantes conseguem fazer pedidos de bebidas e támbém aprender dicas de educação financeira para os seus negócios, tudo isso através da plataforma. Um serviço B2B, assim a Ambev fornece outros serviços alinhados à sua fonte principal. 

Outro exemplo é o  Zé Delivery, aplicativo onde as pessoas podem pedir suas bebidas de casa ou algum outro lugar, e os entregadores levam até elas. O app entrou no ecossistema da Ambev. Assim, sai ganhando o entregador que busca a bebida, seja no bar ou restaurante parceiro da marca e gera conexões com o:

1- Consumidor que fez o pedido

2- Entregador que ganha com a corrida

3- A propia empresa que ganha ao intermediar a venda por um novo canal, para uma persona específica e tem sua própria rentabilidade e modelo de negócio ampliados. Pois seus bares parceiros entregam e despacham seus produtos ao consumidor final. 

 

Dessa forma, um ecossistema de negócios, estando equilibrado, faz com que todos ganhem, se inovem e se diversifiquem. 

 

Foto destaque: Representação de um ecossistema de negócios. (Foto: Reprodução/ Mercado & Consumo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo