Celebridades

Entenda o que é a DFT, diagnóstico dado ao ator Bruce Willis

Nesta quinta feira, a esposa de Bruce Willis anunciou que o ator foi diagnosticado com uma doença degenerativa, a Demêcia Frontotemporal, após dez meses de investigação médica.

16 Fev 2023 - 18h02 | Atualizado em 16 Fev 2023 - 18h02
Entenda o que é a DFT, diagnóstico dado ao ator Bruce Willis Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (16), Emma Heming Willis, esposa do ator Bruce Willis (67), divulgou em sua conta no Instagram que seu marido foi diagnosticado com Demencia Frontotemporal (DFT). Desde 2022, quando o ator recebeu o diagnóstico de afasia, um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de se expressar e compreender a língua escrita e falada, a família tem buscado um tratamento, porém a condição de Bruce progrediu nos últimos meses e os médicos concluíram que a afasia era apenas um dos sintomas de algo maior e o diagnosticaram com DFT.


Foto: Bruce Willis (Reprodução/Instagram).


Entenda a condição de Bruce Willis:

A Demência Frontotemporal é uma doença degenerativa, normalmente registrada entre os 45 e 65 anos, resulta de doenças espontâneas e condições hereditárias que fazem com que o lobo frontal e por vezes o lobo temporal do cérebro, se degenerem.

Afeta igualmente homens e mulheres e entre 10 diagnósticos de demência (perda progressiva de funções cerebrais), pelo menos 1 é do tipo frontotemporal, cujos sintomas mais comuns são alterações de personalidade, comportamento e funções da linguagem, tem impacto muito menor na memória quando comparada com o Alzheimer. As pessoas com demência frontotemporal também têm dificuldade de pensar de forma abstrata, prestar atenção e recordar o que foi dito. Têm dificuldade em expressar ideias ou fazer ações para uma tarefa na ordem certa (em sequência) e se distraem facilmente. No entanto, geralmente permanecem cientes da hora, data e local e são capazes de fazer suas tarefas diárias.

Os músculos também podem ser afetados, principalmente músculos da face e do pescoço, causando dificuldades para mastigar e engolir, tudo depende de quais partes dos lóbulos foram afetadas e conforme a doença progride o paciente pode apresentar mais de um sintoma. O diagnóstico é obtido por meio de avaliação clínica dos sintomas, teste do estado mental (questões e tarefas simples que os médicos pedem que o paciente faça) e a realização de exames como tomografia ou ressonância magnética.

Não existe um tratamento específico para esta condição, nem mesmo algo que pare a degeneração, desse forma os medicamentos aplicados são para alívio dos sintomas.

No comunicado, a esposa do ator agradece a todo o carinho recebido e chama a atenção para que as pessoas conheçam a DFT e apoiem a causa da forma que puderem, seja estudando sobre ou incentivando as pesquisas e acolhendo a todos que recebem o mesmo diagnóstico.

Leia na Integra o comunicado da família de Willis:

"Como família, queríamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos pela demonstração de amor e compaixão por Bruce nos últimos dez meses. Sua generosidade de espírito tem sido impressionante, e estamos tremendamente gratos por isso. Por sua gentileza e porque sabemos que você ama Bruce tanto quanto nós, gostaríamos de atualizá-lo.

Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro.

FTD é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a FTD é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a FTD provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos. Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em iluminar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa.

Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente. Sabemos em nossos corações que – se ele pudesse hoje – ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias.

A nossa é apenas uma família com um ente querido que sofre de FTD, e encorajamos outras pessoas que o enfrentam a buscar a riqueza de informações e apoio disponível através do AFTD (@theaftd, theaftd.org). E para aqueles de vocês que tiveram a sorte de não ter nenhuma experiência pessoal com o FTD, esperamos que você reserve um tempo para aprender sobre isso e apoie a missão do AFTD da maneira que puder.

Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível.

-Emma, ​​Demi, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn."

As palavras são de todas as mulheres da vida de Bruce, a atual esposa Emma, as 5 fillhas e a ex-esposa, a atriz Demi Moore. Apesar na notícia triste, ainda assim, foi considerado um alívio para a família ter um diagnóstico claro e preciso, após 10 meses de incerteza.  

Foto Destaque: Bruce Willis (Reprodução/Site Uol.com).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo