Saúde

Entenda o que é Concussão Cerebral, suposta lesão do goleiro iraniano na Copa do Mundo

Alireza Beiranvand, goleiro da seleção do Irã, sofreu uma pancada no rosto após dividida com companheiro de time e teve que ser substituído ainda no primeiro tempo. Em declaração da Fifa, o iraniano supostamente sofreu uma concussão cerebral.

21 Nov 2022 - 14h53 | Atualizado em 21 Nov 2022 - 14h53
Entenda o que é Concussão Cerebral, suposta lesão do goleiro iraniano na Copa do Mundo Lorena Bueri

Na manhã desta segunda-feira (21), o goleiro da seleção iraniana protagonizou a primeira cena impactante da Copa do Mundo de 2022, na partida entre Inglaterra e Irã, Alireza Beiranvand se chocou em uma dividida aérea com seu próprio companheiro de time, o zagueiro Majid Hosseini, o arqueiro acabou prejudicado após a batida, ao receber uma pancada no rosto e no nariz, logo aos 8 minutos da primeira etapa.

Beiranvand precisou de atendimento médico. A partida foi paralisada por mais de 8 minutos, justamente para tentar estancar o sangramento nasal que sujou bastante seu uniforme. O iraniano tentou continuar jogando, mas não conseguiu se manter e foi substituído pelo goleiro reserva, Hossein Hosseini.


Goleiro do Irã sangrando no chão após pancada. (Foto: Reprodução/AFP)


Segundo informações da Fifa, as atualizações apontam que ele pode ter sofrido uma concussão, por conta de um traumatismo craniano ou cranioencefálico, mas para melhor confirmação, serão necessários a realização de novos exames para confirmar a lesão.

Concussão cerebral é qualquer tipo de contusão no cérebro que prejudica o funcionamento, pode ser de forma temporária ou definitiva. Geralmente, provocada por uma forte batida na cabeça. 

O risco deste tipo de lesão acontecer é maior nos esportes de contato, como no futebol, onde constantemente os jogadores devem entrar em combate corpo a corpo para disputar a posse de bola, ou até mesmo com as traves do gol, como aconteceu com o famoso goleiro da República Tcheca, Petr Cech.

O fisioterapeuta Rafael Treitêro Consolo comunica em coluna escrita para o EU Atleta que é primordial o conhecimento dos médicos do esporte um protocolo chamado Concussion Recognition Tool 5 (CRT5), para reconhecer quando há uma concussão, e se houver a lesão, o atleta deve ser retirado da partida e levado para um atendimento de saúde especializado.

Sintomas da Concussão:

Desmaio;

Dor de cabeça;

Perda de memória recente;

Convulsão ou algum tipo de epilepsia;

Dificuldade para falar;

Alteração no estado de consciência;

Náuseas e vômitos;

Visão borrada;

Tontura;

Desequilíbrio;

Dor no pescoço.

 

Diagnóstico

Luís Fernando Correia, coordenador médico geral na Copa das Confederações FIFA de 2013 e na Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, esclarece como ocorrem os procedimentos nas primeiras 72 horas após uma lesão na cabeça.

“Começam com um exame clínico onde são analisadas uma série de respostas a estímulos neurológicos, como observação e reconhecimento de uma possível lesão. Isso ainda no campo. Depois o jogador deve ser levado para fora de campo, para um local silencioso. As fases de cinco a sete acontecem após a partida, e neste momento podem entrar os exames de imagem, como a ressonância. Por fim temos a fase de retorno, que deve ser gradual e com acompanhamento.”

Luís Fernando completa sobre a retomada do atleta lesionado ao esporte: “Há uma liberação gradual para o esporte, dependendo de cada caso. É necessário acompanhamento individual, não tem uma regra geral, não tem uma data fixa para voltar, não tem números de dias. Cada caso é um caso.”

Foto Destaque: Goleiro do Irã se choca com companheiro de seleção. (Reprodução/Reuters)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo