Notícias

Entenda o crescimento do "divórcio grisalhado"

O termo "divórcio grisalhado", divórcio de pessoas com mais de 60 anos, vem ganhando peso na internet e em estudo. A mexicana Aída Senado, de 74 anos, usa o seu TikTok para falar sobre sua experiência.

15 Abr 2023 - 21h25 | Atualizado em 15 Abr 2023 - 21h25
Entenda o crescimento do 'divórcio grisalhado'  Lorena Bueri

“Divórcio Grisalho” é um tempo que anda ficando bastante popular, principalmente na internet. Ele se trata do divórcio de pessoas com 60 anos ou mais.

A ascensão do termo também reflete no aumento do número de divórcio de pessoas com idades mais avançadas.

Segundo especialistas, o aumento do número de divorciados acima dos 65 anos se deve por diversos fatores. Entre eles estão a normalização do divórcio e o aumento da expectativa de vida, com o aumento da expectativa de vida em pelo menos duas décadas, as pessoas não estão mais vendo motivos para ficar em uma situação em que não se encontram mais felizes.

O estudo da pesquisadora estadunidense Susan L. Brown aponta que o divórcio entre pessoas acima dos 65 anos dobrou entre 1990 e 2010. Já no Brasil, em 2021, o número de pessoas acima dos 50 anos se equivale a 25,9% do total de divorciados no país, com um média entre os divorciados de 43,6 anos para os homens e 40,6 anos para as mulheres, segundos os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística levantando pela BBC.

Outros países também apresentaram um aumento do número de divorciados acima dos 50 anos. O México teve um aumento de 168% entre 2011 e 2021. A Espanha teve um aumento de 38% entre 2013 e 2021.

Um dos exemplos é mexicana Aída Senado. Aída se casou aos 24 anos, se separou aos 65 anos, e aos 74 anos começou a usar o TikTok para falar da sua experiência e para ajudar outras pessoas que estão passando pelo menos cenário.


@aidasedanolaabuela

♬ sonido original - aidasedanolaAbuela

Aída Senado faz sucesso na internet falando sobre o seu "divórcio grisalho". Reprodução/Tiktok


Em uma parte de um dos seus vídeos no TikToks, ela diz:

“Se encargue de colocar o que você quer no mercado porque, por exemplo, se eu quisesse um melão, [e recebesse como reposta] ‘para que você quer um melão? Eu não gosto’.

E agora que venho ao mercado posso escolher laranjas, maças e comer o que eu quero, eu estou feliz.

A verdade é que foi muito difícil para a minha idade, depois de tantos anos casada, deixar o matrimônio, mas olhem para onde eu estou agora. Eu posso andar pelos corredores o tempo que eu quiser. Eu posso pegar tomate, maças, sucos, o que quer que eu queira tomar.

Já não tenho quem me diga: ‘faça isso, não faça isso, sente-se’”.

 

Foto destaque: "Divórcio Grisalho" está em crescimento. Reprodução/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo