Saúde

Entenda como segurar um espirro pode ser prejudicial à saúde

É natural que as pessoas tentem impedir os espirros, especialmente desde a chegada do coronavírus, quando o desejo de evitá-los ficou ainda maior. No entanto, essa tentativa pode causar mais danos do que se imagina.

03 Out 2022 - 15h23 | Atualizado em 03 Out 2022 - 15h23
Entenda como segurar um espirro pode ser prejudicial à saúde Lorena Bueri

O corpo faz uma pessoa espirrar quando sente algo no nariz que não deveria estar lá. Isso pode incluir bactérias, sujeira, poeira, mofo, pólen ou fumaça. O nariz pode ficar com cócegas ou desconfortável e, pouco depois, o espirro acontece.

Espirrar ajuda a evitar que se fique doente ou ferido pelos diferentes tipos de coisas que podem entrar no nariz. De acordo com os cientistas, espirrar ajuda a "redefinir" as configurações na região para o normal.

Uma pessoa pode ser tentada a segurar um espirro em um lugar lotado, ao falar com outro alguém ou mesmo em outras situações onde ter que espirrar parece inoportuno. No entanto, pesquisas sugerem que reprimir um espirro pode ser perigoso para a saúde, às vezes causando sérias complicações.

Além disso, todos espirram e é completamente normal e aceitável, e esse ato é uma atividade poderosa: um espirro pode impulsionar gotículas de muco do nariz a uma velocidade de até 140 km/h.

Os espirros são tão poderosos pois tudo sobre eles se trata de pressão. Quando se espirra, o corpo humano produz pressão em seu sistema respiratório. Isso inclui os seios nasais, a cavidade nasal e a garganta até os pulmões.

Em um estudo de 2016, os cientistas mediram um nível de pressão de 1 libra de força por polegada quadrada (1 psi) na traqueia de uma mulher que espirrava. Quando uma pessoa está expirando muito durante uma atividade desgastante, há uma pressão da traqueia que é muito menor, apenas cerca de 0,03 psi.


Os cuidados com o nariz afetam toda a cabeça. (Foto/Reprodução/Getty Images)


Segurar um espirro aumenta muito o nível de pressão dentro do sistema respiratório para um nível de cerca de 5 a 24 vezes o causado pelo próprio espirro. Algumas dessas lesões incluem:

  • Tímpano rompido: quando uma pessoa mantém a alta pressão que se acumula em seu sistema respiratório antes de um espirro, ela envia um pouco de ar para seus ouvidos. Esse ar pressurizado entra em um tubo em cada uma de suas orelhas que se conecta ao ouvido médio e ao tímpano, chamado de Trompa de Eustáquio.
  • Infecção do ouvido médio: espirrar ajuda a limpar o nariz de qualquer coisa que não deveria estar lá, o que inclui bactérias. Hipoteticamente, o redirecionamento do ar de volta para os ouvidos a partir das passagens nasais pode transportar bactérias ou muco infectado para o ouvido médio, causando uma infecção. Essas infecções são muitas vezes bastante dolorosas e, às vezes, as infecções do ouvido médio desaparecem sem tratamento, mas em outros casos são necessários antibióticos.
  • Vasos sanguíneos danificados nos olhos, nariz ou tímpanos: especialistas dizem que, embora raro, é possível danificar os vasos sanguíneos nos olhos, nariz ou tímpanos ao segurar um espirro. O aumento da pressão causado pelo espirro que está sendo mantido pode fazer com que os vasos sanguíneos nas passagens nasais apertem e estourem. Essa lesão geralmente causa danos superficiais à aparência, como vermelhidão nos olhos ou no nariz.
  • Lesão do diafragma: o diafragma é a parte muscular do peito acima do abdômen. Embora essas lesões sejam raras, os médicos observaram casos de ar pressurizado preso no diafragma, colapsando o pulmão em pessoas que tentam segurar seus espirros. Essa é uma lesão com risco de morte que requer hospitalização imediata. Mais comumente, pode ser sentida dor no peito depois de segurar um espirro devido ao ar pressurizado extra.
  • Aneurisma: de acordo com especialistas, a pressão causada pela retenção de um espirro pode potencialmente levar à ruptura de um aneurisma cerebral e pode levar ao sangramento no crânio ao redor do cérebro.
  • Dano na garganta: tal lesão gera dor extrema, dificultando a capacidade de falar ou engolir. Há também a sensação de estalo no pescoço, inchaço e requer atenção médica imediata.
  • Costelas quebradas: algumas pessoas, muitas vezes adultos mais velhos, relataram quebrar costelas como resultado de espirros, pois faz com que o ar de alta pressão seja forçado para os pulmões com muita força.

Foto destaque: Espirros não devem ser impedidos bruscamente. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo