Empreendedorismo

Entenda como o varejo on-line movimenta os empreendedores

Desenvolver áreas de conhecimento fundamentais e estar preparado para enfrentar os desafios dos negócios online é a base para gerar resultados positivos e obter sucesso.

21 Abr 2023 - 14h00 | Atualizado em 21 Abr 2023 - 14h00
Entenda como o varejo on-line movimenta os empreendedores Lorena Bueri

O varejo on-line tem crescido significativamente nos últimos anos devido à pandemia COVID-19 que impulsionou a entrada de novos empreendedores no mercado on-line. O e-commerce traz inúmeras possibilidades para aqueles que desejam começar seu próprio negócio e se beneficiar dos avanços tecnológicos, além dos empresários que já buscam estabelecer vendas por esse canal. Segundo o portal Statista, até 2027, o Brasil ocupará o primeiro lugar no desenvolvimento do comércio eletrônico no segmento do varejo, com uma taxa de crescimento anual de 14,6%. No entanto, para conseguir gerar resultados positivos e obter sucesso, é necessário desenvolver áreas de conhecimento fundamentais e estar preparado para enfrentar os desafios dos negócios online. “Vender na internet parece fácil, isso porque o e-commerce ainda é uma ideia que está amadurecendo na mente do empreendedor brasileiro. Os varejistas estão começando a entender que a digitalização do comércio não tem mais volta e estão se movimentando para manter os negócios vivos. Porém, justamente por parecer tão simples, acabam perdendo o rumo ao se envolver em processos relativamente novos e sem preparo”, afirmou Gutto Paixão, diretor de marketing da Weethub, uma assessoria para e-commerces.


Entenda como o varejo on-line movimenta os empreendedores (Foto:Reproduçã/Pinterest)


Áreas de conhecimento fundamentais para o e-commerce
Antes de começar a empreender online, é importante que o empreendedor desenvolva conhecimentos em áreas específicas para conseguir alavancar seu negócio. Algumas das principais áreas são: gestão financeira, marketing digital e redes sociais, plataformas e sistemas, design web e produtos, logística e suporte ao cliente.

Gestão financeira
Um dos principais pilares de qualquer negócio é a gestão financeira. É necessário planejar e entender como planejar os custos, a gestão de receitas e despesas, a compra de serviços e produtos, assim como a elaboração de relatórios e análises financeiras. O empreendedor deve também levar em conta a organização e o controle do fluxo de caixa e prever as necessidades de capital de giro.

Redes sociais
As redes sociais são uma grande porta de entrada para levar produtos e serviços para a audiência desejada. Nestes ambientes, é possível aproveitar as ferramentas fornecidas para anunciar a marca, conquistar seguidores e promover o conteúdo produzido. Além disso, é possível acompanhar as campanhas e periodicamente mensurar seu resultado, a fim de melhorar o desempenho das mesmas.

Plataformas
O empreendedor deve também conhecer as diferentes plataformas existentes, escolher aquela que melhor se encaixa em seu negócio, utilizar funcionalidades e ferramentas para automatizar processos e aprimorar a experiência do usuário. Além disso, também é importante escolher os serviços para pagamento e entrega, contratar um serviço de hospedagem e implementar métodos de proteção contra fraudes.

Logística
Na logística, é necessário gerir a movimentação de itens, produtos e serviços entre dois pontos, sendo um deles o local de armazenagem do seu negócio e o outro o endereço de entrega ou o ponto de retirada do cliente. Neste processo, deve-se acompanhar a chegada do produto ou serviço até o local de entrega, além de contratar empresas de terceiros especializadas em transporte e logística, como os correios.

Ser um empreendedor digital significa estar preparado para enfrentar os desafios do mundo digital, estudar áreas de conhecimento fundamentais e aplicar as técnicas que vão contribuir para o crescimento do seu negócio. Uma boa base de conhecimento pode fazer toda a diferença ao começar um negócio on-line e otimizar processos internos e externos do e-commerce. Portanto, busque conhecimento, aprimore suas habilidades e decole sua jornada de negócios on-line.

FotoDestaque: Entenda como o varejo on-line movimenta os empreendedores:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo