Saúde

Entenda como funcionam as reproduções e multiplicações do coronavírus

A reprodução viral não pode acontecer sozinha. Por esse motivo, os vírus possuem funcionalidades e duas tarefas: invadir células vivas e transformá-las em suas fábricas produtoras

29 Jun 2022 - 16h48 | Atualizado em 29 Jun 2022 - 16h48
Entenda como funcionam as reproduções e multiplicações do coronavírus Lorena Bueri

Os vírus contêm instruções sobre como se copiar, mas não têm as ferramentas e os materiais para fazê-lo. Os coronavírus são grandes vírus de RNA envelopados e que recebem a atenção médica e veterinária nos tempos recentes. O interesse por essa família viral se intensificou nos últimos anos como resultado da identificação de um coronavírus recém-emergido como agente causador da síndrome respiratória aguda grave (SARS).

No nível molecular, eles empregam uma variedade de estratégias incomuns para realizar um programa complexo de expressão gênica. A replicação do coronavírus envolve a mudança de quadros do ribossomo durante a tradução do genoma, a síntese de espécies de RNA genômicas e múltiplas subgenômicas e a montagem de progênies por um caminho único entre os vírus de RNA envolvidos.

O progresso na investigação foi aprimorado pelo desenvolvimento de sistemas genéticos reversos, um avanço que até então era obstruído pelo enorme tamanho do genoma da tipagem.


Estudo de moléculas em laboratório especializado. (Foto/Reprodução/Fiocruz)


Os coronavírus armazenam suas informações genéticas como longas cadeias de RNA que, por sua vez, armazena as receitas para fazer todas as partes que o vírus precisa copiar. Uma parte chave do vírus é a proteína do ponto. Os pontos projetam-se da superfície da COVID-19 e assemelham-se a uma coroa, ou corona em latim.

Esses tipos usam seus picos para se infiltrar em células vivas. Quando as condições são adequadas, o vírus entra. Uma vez dentro, o coronavírus recruta a célula infectada para produzir as peças de que precisa: RNA e proteínas. Primeiro, o vírus comanda o maquinário da célula para criar ferramentas que podem copiar o RNA do coronavírus em massa. O processo de cópia ocorre em um compartimento de membrana dupla que mantém o vírus escondido da célula.

Uma cópia do RNA viral original é encurralada em uma seção da membrana que é encaixada com proteínas virais recentemente feitas. Quando a membrana RNA incluída aperta fechada, um vírus novo está formado. Os vírus recém-montados viajam em um compartimento especial para deixar a célula. Uma célula infectada por vírus pode produzir centenas a milhares de vírus e, em seguida, o ciclo começa novamente.

Novas pesquisas estão sendo conduzidas a fim de determinar futuras tendências dessas multiplicações e, com isso, buscar soluções com o intuito de agir antes que as reproduções aconteçam e, assim, a infecção seja cada vez menor.

Foto destaque: Investigação acerca do coronavírus tem crescido. Reprodução/Shutterstock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo