Empreendedorismo

Entenda como funciona o regime de competência

O regime de competência, assim como qualquer outra atividade contábil, deve concluído com atenção, além de ser revisado cuidadosamente, para garantir a segurança das informações apresentadas.

02 Abr 2023 - 19h50 | Atualizado em 02 Abr 2023 - 19h50
Entenda como funciona o regime de competência Lorena Bueri

Se está vendo recursos para a abertura de um negócio, já compreendeu que uma das rudimentares decisões a serem feitas no momento de formação, são referentes ao qual modelo contábil será cabível na gestão. Dessa forma, o regime de caixa surge enquanto uma das importantes soluções são aderidas.

O Regime de competência é uma forma de registro de projeções contábeis e eles são feitos durante o período de qualificações da receita ou das despesas realizadas. Na realidade, significa que os registros contábeis são estimados no momento em que são concluídos.

A empresa cede à tributação o faturamento do período de qualquer forma, tendo recebido do cliente ou não. Já no Regime Caixa, a empresa tributa apenas o valor adquirido, como, por exemplo: se realizou uma venda em 30, 60 ou 90 dias, ela cederá à tributação todo mês o valor adquirido.

A gestão do regime possui duas possibilidades de segmentação em seus documentos, registros de despesas e registros de receita. Despesas como boletos, aluguéis e salários dos colaboradores são projetadas no momento em que os ativos não constam mais, esse é o registro de despesas, já o registro de receita, é referente ao montante pendente de recebimento, anotado quando o contrato relativo a ele for firmado.


Regime de competência (Video: Reprodução/ Marcos Barros/ YouTube)


O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, por meio da sua declaração técnica que é CPC 00, e a resolução do Conselho Federal de Contabilidade de n.º 750/93, determinam que o regime de competência é exige a fixação para exames e inscrições contábeis para organizações financeiras e negócios de médio ou grande porte.

O comando do regime tem por finalidade suprir informações detalhadas sobre as transações executadas por organizações públicas e privadas, considerando a aferição do desempenho e da saúde financeira dessas instituições. Isso orienta, a longo prazo, um controle significativo e até mesmo ao impulsionamento de um conforto monetário favorável, de forma que se torne mais prática a propostas, organização e reconhecimento dos gastos.

A principal vantagem do regime de competência é que ele mostra uma visão mais aberta e capacitado da estrutura financeira da empresa. Este regime é utilizado na montagem, elaboração do Demonstrativo de Resultados de Exercício; também possui um entendimento sobre o lucro, saldos, diferença entre receitas e despesas, produtos que geram ou não renda a longo prazo e possui uma Visão ampla e preparada da estrutura financeira do negócio.

O regime de caixa é o regime contábil o qual as despesas e receitas são estabelecidos apenas quando entram ou saem do caixa e não no momento em que possuem as compras efetuadas, vendas ou prestações de serviço.

É importante o regime de competência, porque é o protótipo oficial da legislação nacional para declaração de imposto de renda, conseguindo ordenar as finanças de empresas, sem importar o tamanho do porte, sendo utilizado para antecipar o futuro financeiro da empresa.

 

 

Foto destaque: Entendendo de regime de competência. Reprodução/ Suedilson/ YouTube

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo