Tech

Entenda como é usado o "e-Título"

Aplicativo com documento online deve ser baixado até um dia antes das eleições. Segundo o TSE, eleitores deverão baixar e-Título até sábado e utilizar como alternativa para a versão impressa do documento.

29 Set 2022 - 19h32 | Atualizado em 29 Set 2022 - 19h32
Entenda como é usado o 'e-Título' Lorena Bueri

O e-Título é um aplicativo gratuito criado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) além de substituir o documento impresso, o e-título é ideal para quem cadastrou a biometria junto ao TSE. A emissão da versão digital do documento do título de eleitor deve ser feita até dia 1º de outubro, antes do primeiro turno das eleições.

O eleitor que fizer o download do aplicativo ou até mesmo atualizar não pode deixar para a última hora, pois esse recurso ficará suspenso durante o pleito. Depois de baixar o aplicativo é necessário validar o cadastro e liberar o uso do documento.

O TSE aconselha realizar o quanto antes os procedimentos para evitar possíveis erros com o aumento da demanda que pode sobrecarregar o sistema.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a partir do dia 3 de outubro, os eleitores podem voltar a atualizar ou emitir o e-título. Caso ocorra um segundo turno, previsto para o dia 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível fazer a emissão digital até a véspera, sendo assim, até o dia 29 de outubro.

O e-Título pode ser baixado em celulares Android e em iPhones.

Ao abrir o aplicativo, clique em “próximo” e, depois, em “começar no e-Título”. Em seguida, aceite os termos de uso do aplicativo. Para emitir o título de eleitor digital. Veja o passo a passo:

  1. Insira nome, data de nascimento, CPF ou número de inscrição presente no título impresso, é necessário também o nome da mãe e do pai, se constar no RG, e clique em “Entrar no “e-Título”
  2. Na tela seguinte, responda as três perguntas para confirmar sua identidade. O aplicativo pede a confirmação de informações como: estado, endereço, grau de instrução, número de telefone, cidade natal e documento de identificação. Informações essas que são escolhidas por alternativas do qual o eleitor deve responder corretamente.
  3. Crie uma senha, caso você já tenha usado o e-Título, insira a senha criada anteriormente (é possível criar uma nova basta clicar na opção “Esqueci minha senha”)
  4. O aplicativo pode ser desbloqueado com a impressão digital do eleitor pelo celular, essa opção pode ser ativada pelo eleito através do aplicativo
  5. Os dados do seu título de eleitor estarão disponíveis na aba “e-Título”.

Aplicativo e-Título do TSE está disponível para Android e iOS. Divulgação: TSE


Se o eleitor estiver com a biometria em dia poderá apenas levar o celular com o e-Título, mas, se a foto não estiver aparecendo no aplicativo, ele não poderá ser usado parar liberar o acesso à urna eletrônica.  O aplicativo também ajuda a encontrar o local de votação rapidamente, assim como a versão em papel do documento.

O eleitor ainda pode usar o método tradicional sendo ele a apresentação do título de eleitor e um documento com foto.

 

Foto Destaque: Urna eletrônica. Reprodução: Bárbara Munhoz\g1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo