Empreendedorismo

Entenda como controlar seu fluxo de caixa

Dicas de como fazer o seu fluxo de caixa, faça você mesmo ou contratando um profissional. Entenda como funciona e o porquê de ser extremamente necessária a compreensão para a sua empresa.

20 Nov 2022 - 18h40 | Atualizado em 20 Nov 2022 - 18h40
Entenda como controlar seu fluxo de caixa Lorena Bueri

Fluxo de caixa é o que um empresário usa para acompanhar a situação financeira da empresa. Criando um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro que entrou ou foi usado pela empresa em um período de tempo., portanto, para evitar surpresas ruins é fundamental manter o equilíbrio financeiro, controlando o fluxo de caixa.

Por meio do fluxo de caixa, a empresa adquire estabilidade contábil, mas é necessário se assegurar de atualizá-lo e analisá-lo com frequência, ou pode quebrar. Existem meios para tentar fazer um fluxo de caixa eficiente, como:

Trabalhe com um período de tempo predeterminado, verificação de vendas feitas à vista pela empresa, diferencie as suas movimentações, atualização e verificação de pagamentos realizados pela empresa, organização de movimentações de acordo com suas características, verificação constante da revisão sobre capital de giro, condições de promoções, negociação de prazos com fornecedores sempre abrangente, lançamentos de vendas no momento certo e a expansão da empresa de forma estratégica.


Analista da próprima empresa.(Foto:Reprodução/Nataliya Vaitkevich/Pexels).


O existem vários tipos de controles de caixa, mas os principais seriam o fluxo de caixa operacional, fluxo de caixa direto, fluxo de caixa indireto, fluxo de caixa livre e o fluxo de caixa descontado. A contratação de um analista deve ser feita, mas para aqueles que estão começando, é interessante fazer um curso para aprender, no Sebrae existem opções, online e presencial.

Algo que muitos tendem a misturar é a diferença entre controle de caixa e fluxo de caixa. Entenda que controle de caixa registra as transferências, movimentações financeiras da empresa, já pelo outro lado o fluxo de caixa, também faz esse registro, mas permitindo que as entradas e saídas de dinheiro sejam calculáveis, ajudando no planejamento da empresa.

Algumas dicas para manter o controle do seu processo financeiro são sempre bem vistas: nunca gaste mais do que ganha, não adquira dívidas a longo prazo, em caso de problemas, guarde notas, comprovantes de pagamentos, renegocie, registre todas as suas contas pagas e as que não foram ainda, antecipe pagamentos que oferecem descontos e mantenha planilhas preenchidas e atualizadas. Atualizar-se e capacitar-se constantemente é um modo mais adequado de facilitar o processo de empreender.

 

Foto Destaque: Profissionais de flux de caixa. Foto: Reprodução/Fauxels/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo